Lançamento do ônibus espacial Endeavour é realizado com sucesso

Esta será a última missão do Endeavour, que será aposentado e exibido posteriormente para turistas de um museu em Los Angeles.

Ônibus espacial Endeavour partiu no horário previsto, às 8h56h (hora de Brasília), com seis tripulantes a bordo. | Marta Lavandier/Associated Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ônibus espacial Endeavour partiu do centro espacial Kennedy, na Flórida (EUA), nesta segunda-feira no horário previsto, às 8h56h (hora de Brasília).

A tripulação a bordo ficará 16 dias na ISS (Estação Espacial Internacional) e é formada pelo comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson e os especialistas Michael Fincke, Greg Chamitoff e Andrew Feustel e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), o italiano Roberto Vittori.

Esta será a última missão do Endeavour, que será aposentado e exibido posteriormente para turistas de um museu em Los Angeles. Ele leva a bordo um detector de matéria escura, o Espectômetro Magnético Alpha, que custou US$ 2 bilhões.

Além de todos os funcionários da Nasa (agência espacial americana) envolvidos na operação, são esperados cerca de 45 mil convidados no centro espacial Kennedy, de onde partirá a nave.

Nas cidades e estradas que ficam próximas ao Kennedy, são aguardados outros 500 mil espectadores, a multidão começou a se juntar na noite de domingo ao longo dos rios Banana e Indian.

Esta será a última missão do Endeavour, que será aposentado e exibido posteriormente para turistas de um museu em Los Angeles. Ele leva a bordo um detector de matéria escura cuja construção custou US$ 2 bilhões.

Depois do Endeavour, será a vez do Atlantis partir, encerrando o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos que operou nos últimos 30 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES