Lei “anti-gay” de São Petersburgo ameaça show da Madonna

Se a Madonna ou algum dos organizadores infringirem essa lei, eles também serão punidos

Foto do último CD de Madonna, entitulado MDNA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um deputado governista da Rússia afirmou nesta quinta-feira (22/03) que se a cantora Madonna fizer "propagandas homossexuais" durante seu show na cidade de São Petersburgo, previsto para o próximo mês de agosto, ela será multada.

"Se a Madonna ou algum dos organizadores infringirem essa lei, eles também serão punidos. A cantora pode receber uma multa de até 170 dólares", afirmou o deputado governista Vitali Milonov, em declarações divulgadas pela agência Interfax.

As autoridades de São Petersburgo aprovaram recentemente uma polêmica lei que proíbe a propaganda homossexual, a mesma que a Igreja Ortodoxa Russa espera estender por toda a Rússia. Por conta dessa lei, muitas personalidades pediram para Madonna cancelar seu show na antiga capital dos czares.

A estrela pop, por sua vez, adiantou nesta quinta-feira que durante seu show em São Petersburgo "falará a favor da comunidade homossexual para prestar apoio e inspiração para qualquer pessoa que esteja ou se sinta oprimida".

"Não fujo da adversidade. Falarei durante minha atuação sobre esta ridícula atrocidade", disse a cantora em sua página do Facebook.

De acordo com esta nova lei, qualquer propagação de informações sobre a homossexualidade, bisexualidade, lesbianismo, a transexualidade e pederastia pode ser penalizada com uma multa.

As organizações homossexuais criticaram a lei ao considerar que a mesma supõe uma violação da liberdade de expressão e que servirá de pretexto para as autoridades continuarem proibindo as passeatas do orgulho gay.

A última tentativa de realizar uma passeata do orgulho gay na capital russa ocorreu no ano passado. A manifestação, no entanto, não chegou a ocorrer e acabou resultando em um violento confronto entre ativistas homossexuais e ultranacionalistas, além da prisão de várias dezenas de pessoas.

Em sua primeira apresentação na Rússia, em 2006, Madonna também causou um grande escândalo. Na ocasião, durante o show da turnê mundial "Confessions", a cantora aparecia pendurada em uma cruz com uma coroa de espinhos na cabeça, fato que escandalizou os fiéis ortodoxos russos, que pediram para o Patriarca excomungar os organizadores.

O artigo 121 do código penal da Rússia, que sancionava com penas de prisão as práticas homossexuais, só foi abolido em maio de 1993. Neste mesmo ano, a homossexualidade também deixou de ser considerada uma doença mental na Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES