Líder terrorista da rede no Afeganistão é preso, diz Otan

Haji Mali Khan foi preso durante operação na província de Paktia.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Otan anunciou neste sábado (1º) que capturou um importante líder da rede terrorista Haqqani, aliada da al-Qaeda e do Talibã no Afeganistão.

Haji Mali Khan foi preso durante operação na província de Paktia, no leste do país invadido, próximo à fronteira com o Paquistão, segundo o comando das forças ocidentais.

A Aliança Atlântica afirmou que a prisão é um "marco significativo" na luta contra o grupo terrorista.

Khan seria tio de Siraj e Babruddin Haqqani, dois dos filhos de Jalaludin Haqqani, o veterano líder do grupo.

A rede Haqqani, fundada por Jalaluddin Haqqani, ex-mujahedin e herói da resistência a União Soviética nos anos 1980, que depois se tornou aliado dos talibãs, é o grupo insurgente mais ativo e mais temido pelas forças internacionais no Afeganistão.

Jalaluddin, membro do Conselho Supremo dos Talibãs dirigido pelo mulá Mohamed Omar, entregou o comando operacional da rede a seu filho Sirajuddin Haqqani. O grupo opera a partir de suas importantes bases de retaguarda nas zonas tribais paquistanesas, na fronteira com o Afeganistão.

"Haji Mali Khan era um dos principais dirigentes da rede Haqqani", afirma a Isaf, a força da Otan no Afeganistão, em um comunicado.

"Sabemos que é um membro da família de Sirajuddin Haqqani, talvez um primo, mas não tenho certeza de que seja um comandante ativo da rede Haqqani", declarou à AFP Lutfullah Mashal, porta-voz do serviço secreto afegão, o NDS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES