Maior cachoeira do mundo tem 3km de altura e está debaixo d'água; saiba local

Catarata do Estreito da Dinamarca, que é formada pela diferença de temperatura das águas marinhas, está situada entre a Islândia e a Groenlândia

Maior cachoeira do mundo tem 3km de altura e está debaixo d'água; saiba local | Foto: NTU Dive Team/Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior cachoeira do mundo não se encontra em terra firme, mas sim no oceano, conhecida como a catarata do Estreito da Dinamarca. Com uma queda de mais de 3 km entre a Islândia e a Groenlândia. Segundo o site ILFScience , esta cachoeira submarina é cerca de três vezes mais alta do que a queda d'água mais elevada sem interrupção sobre a terra, que é a cachoeira de Salto Ángel, na Venezuela, com 979 metros de altura. 

Além disso, a catarata do Estreito da Dinamarca é notável por sua imensa largura de cerca de 160 km e pela descarga de aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos de água por segundo, equivalente a quase 2.000 Cataratas do Niágara em seu pico de fluxo.

Conforme a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), a catarata do Estreito da Dinamarca é gerada pela diferença de densidade entre a água fria que flui do norte dos mares nórdicos e a água mais quente do mar de Irminger. A água fria, por ser mais densa, é empurrada para baixo da água mais quente, criando uma cascata gigantesca à medida que passa sobre uma significativa elevação no leito do mar.

O relevo submarino do Estreito da Dinamarca, que muda de uma profundidade de 500 metros para mais de 3 mil metros em questão de poucos quilômetros, acelera essa corrente de fundo e a transforma em uma espetacular cachoeira, conforme relatado pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Posteriormente, esse fluxo se direciona para as amplas depressões do oceano Atlântico Norte.

AQUECIMENTO GLOBAL É INIMIGO

O aquecimento global representa uma ameaça para as cachoeiras subaquáticas. À medida que as mudanças climáticas se intensificam, os oceanos aquecem, e há um aumento na entrada de água doce, além da diminuição da formação de gelo marinho. Isso resulta em uma redução do volume de água fria e densa que flui para baixo, afetando negativamente essas características naturais.

O projeto, denominado FAR-DWO, reunirá aproximadamente 30 especialistas de instituições como a Universidade de Barcelona, o Instituto de Oceanografia e Mudanças Globais (IOCAG) da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, o Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar (IFREMER) e outros.

No período de 19 de julho a 12 de agosto de 2024, os cientistas envolvidos no projeto embarcarão no navio oceanográfico Sarmiento de Gamboa para investigar aspectos até então desconhecidos relacionados à catarata do Estreito da Dinamarca.

(Com informações da Revista Galileu)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES