Maioria dos franceses rejeita nova candidatura de Nicolas Sarkozy

A pesquisa foi realizada após denúncias de corrupção e tráfico de influência contra o ex-presidente

Avalie a matéria:
Regis Duvignau / AFP / Getty Images | Nicolas Sarkozy
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quaase dois a cada três franceses (65%) rejeitam a candidatura do ex-presidente Nicolas Sarkozy às eleições de 2017, mas pelo menos 70% acreditam que ele se apresentará - revela uma pesquisa BVA para Itélé e para Le Parisien-Aujourd"hui en France. À pergunta sobre se desejavam ver Nicolas Sarkozy na disputa pelo Eliseu em 2017, 65% dos entrevistados responderam "não"; 33%, "sim"; e 2% não se pronunciaram.

Se 94% dos simpatizantes de esquerda rejeitam o nome de Sarkozy, 62% dos partidários da direita lhe são favoráveis, assim como 78% daqueles da UMP, partido de Nicolas Sarkozy e de oposição ao atual governo. Já 70% acreditam que Sarkozy se candidatará, um ponto a menos do que em março deste ano, enquanto 28% disseram que "não". Também nessa pergunta 2% não se pronunciaram.

Sobre se, "Com uma investigação em curso, a UMP pode, mesmo assim, apresentar Nicolas Sarkozy" como candidato à presidência, 57% dos franceses responderam de forma negativa, e 41%, positivamente. Mais uma vez, 2% não se pronunciaram.

A enquete foi realizada após a denúncia do ex-chefe de Estado à Justiça, na última quarta-feira, por corrupção e tráfico ativo de influência, entre outras acusações. Em 3 e 4 de julho, 1.057 pessoas recrutadas por telefone foram entrevistadas on-line. A margem de erro é de cerca de 2,5 pontos percentuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES