Marinha enfrenta denúncias de abuso sexual em navio

Famílias apontam possível “coerção sexual” como causa das mortes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pais de uma cadete alemã que morreu após cair de um navio-escola da Marinha alemã denunciarão nesta segunda-feira à Justiça o suposto crime de abuso sexual sofrido por sua filha depois que o Exército evitou iniciar uma investigação própria sobre sua morte.

Este novo escândalo dentro das Forças Armadas alemãs, revelado nesta segunda-feira pelo jornal "Bild", se soma aos outros três descobertos na semana passada, entre eles a morte de uma segunda cadete que estava a bordo do mesmo navio-escola, o "Gorch Fock".

Os pais de Jenny Böken, que morreu no Mar do Norte em 3 de setembro de 2008 aos 18 anos, consideram que diante da falta de ação do Exército, devem comparecer à Justiça com seus indícios de que sua filha foi abusada sexualmente no navio militar e que não morreu em um acidente, como assegura a versão oficial.

"Considero provável que Jenny tenha sido pressionada e que tenha caído durante uma briga. Um acidente não faz sentido. Desde o princípio pensei que tudo tivesse acontecido por uma coerção sexual", afirmou o pai da vítima, Uwe Böken, ao jornal.

A família da jovem cadete revelou ainda que, um dia antes de sua morte, Jenny Böken enviou um e-mail à mãe no qual afirmava que precisava urgentemente ir a um ginecologista, e pedia para que marcasse uma consulta para o mesmo dia de seu retorno.

"À luz dos últimos eventos (as especulações de abusos sobre a outra cadete morta), me parece muito estranho que Jenny quisesse ir a um ginecologista de sua confiança o mais rápido possível", argumentou seu pai.

A família criticou o fato de que as Forças Armadas alemãs nunca tenham iniciado uma investigação interna para esclarecer a morte da cadete, apesar de terem prometido que estudariam o caso.

Na semana passada, foi divulgado que outra cadete do "Gorch Fock" de 25 anos, Sarah Lena, morreu ao cair do alto de um mastro e houve especulações a respeito da possibilidade que também tenha sofrido assédio sexual a bordo do navio-escola alemão.

Além disso, nos últimos dias foi revelado que um soldado alemão destacado no Afeganistão morreu após ser baleado, supostamente de forma acidental, por um companheiro, e também foram feitas denúncias de que muitas cartas trocadas entre soldados alemães e suas famílias foram abertas e inspecionadas por desconhecidos.

Todos estes escândalos provocaram a interdição da gestão do ministro da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg.

O ministro ordenou uma revisão geral de todas as Forças Armadas para evitar situações de abuso e afastou de maneira imediata o comandante do "Gorch Fock", Norbert Schatz.

Apesar de esta medida ter causado certo mal-estar dentro do Exército, Guttenberg a qualificou como "apropriada e necessária" e lembrou que a investigação sobre a morte de Sarah Lena ainda está na "primeira fase", a de "esclarecimento dos fatos".

A chanceler alemã Angela Merkel saiu nesta segunda-feira em defesa de seu ministro e o porta-voz do gabinete, Steffen Seibert, assinalou que a chefe de Governo "apoia totalmente" a gestão de Guttenberg.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES