Mario Monti consegue formar novo governo na Itália; saiba!

Economista vai encontrar o presidente na quarta para confirmar anúncio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O economista e ex-comissário europeu Mario Monti vai se encontrar com o presidente da Itália, Giulio Napolitano, na manhã desta quarta-feira (16), para confirmar que conseguiu formar o novo governo do país e divulgar os nomes dos ministros.

A informação foi divulgada pela presidência nesta terça (15), após um dia de negocições de Monti com os principais partidos políticos italianos e outras forças do país.

Após a reunião com Napolitano, será realizada uma cerimônia na qual Monti fará o juramento, e nos próximos dez dias irá ocorrer o voto de confiança do Parlamento.

O provável futuro premiê começou o dia se reunindo com a delegação do Partido Democrático (PD), principal movimento da esquerda italiana, representado por seu líder Pier Luigi Bersani, e com os chefes de grupo das duas Câmaras, Anna Finocchiaro e Dario Franceschini.

Depois, ele se encontrou com Angelino Alfano, secretário-geral do Povo da Liberdade (PDL), partido do ex-premiê Silvio Berlusconi, que renunciou após perder a maioria parlamentar, pressionado pela crise econômica.

Monti procura envolver os principais partidos italianos na composição de seu governo, e gostaria de contar na equipe tanto com políticos quanto com tecnocratas, para ter um apoio sólido no Parlamento e conseguir governar até 2013.O apoio do PDL é importante porque muitos de seus membros têm se oposto ao governo predominantemente tecnocrata que Monti estaria buscando formar para enfrentar a crise.

O apoio do PDL é importante porque muitos de seus membros têm se oposto ao governo predominantemente tecnocrata que Monti estaria buscando formar para enfrentar a crise.

O ex-comissário europeu concluiu as consultas durante a tarde, recebendo os representantes dos empregadores, dos sindicatos, dos jovens e das mulheres.

Depois, ele foi à casa de Napolitano.

A nomeação de Monti, economista respeitado acalmou inicialmente os mercados internacionais, mas a incerteza sobre a formação do governo e a publicação de um indicador negativo na Eurozona voltaram a gerar tensões nesta terça-feira.

Qualquer fracasso ou atraso nesses esforços poderia causar um efeito devastador nos mercados financeiros.

Para aumentar a pressão sobre Monti, em meio à turbulência do mercado, as taxas de juro nos bônus BTP de 10 anos subiam para mais de de 6,9%, perto dos 7% que fizeram a Grécia e a Irlanda pedirem por planos de resgate.

Um eventual resgate da dívida pública italiana, que soma 1,9 trilhões de euros, é visto como alta demais para os recursos financeiros atuais da zona do euro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES