Presidente de Belarus diz: “Melhor ser um ditador do que ser gay”

O líder do paísa afirmou estar seguro de que Minsk manteria a organização do evento e que a cidade já construiu um novo palácio de esportes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente de Belarus Alexander Lukashenko reagiu neste domingo (4) a novas sanções impostas ao seu país pela União Europeia e a críticas do ministro do Exterior alemão, que afirmou que Belarus é a última ditadura da Europa. "Melhor ser um ditador a ser gay", afirmou Lukashenko em um evento. Guido Westerwelle, à frente do Ministério do Exterior da Alemanha, é homossexual assumido.

Essa é a segunda vez que Lukashenko se refere à sexualidade do político alemão. Em 2011, ele admitiu ter dito a Westerwelle, em uma reunião, que "ele deveria levar uma vida normal". Depois do episódio, o presidente bielorrusso pediu desculpas, mas afirmou que não gostava de gays.

Neste domingo, ele reagiu depois de ter sido criticado por Radoslaw Sikorsk, ministro do Exterior da Polônia, e por Westerwevell, que lideraram a ofensiva diplomática contra o governo de Belarus . Segundo Lukashenko, que não chegou a usar os nomes dos políticos, os dois merecem desprezo público.

"Um vive em Varsóvia e o outro em Berlim", disse, em uma aparente referência aos ministros. "Já sobre o segundo, que estava gritando sobre uma ditadura... Ao ouvir isso, eu pensei comigo mesmo: melhor ser um ditador do que ser gay."

Isolamento diplomático

Nos 18 anos em que esteve no poder em Belarus, Lukashenko, que foi fazendeiro e hoje tem 57 anos, tem deixado a ex-república da União Soviética cada vez mais distante diplomaticamente de outros país.

No mês passado, as nações da União Europeia retiraram seus embaixadores de Minsk, capital bielorrussa, depois de o presidente do país ter feito o mesmo com seus representantes em Bruxelas (sede da UE, na Bélgica) e Varsóvia, capital polonesa, em retaliação à imposição de restrições financeiras e de viagens a altos funcionários do país.

Lukashenko tem enfrentado diversas sanções de países ocidentais no passado, mas atualmente a maior ameaça é que Belarus perca o direito de hospedar o Campeonato Mundial de Hockey no Gelo de 2014. O presidente bielorrusso é um ávido fã de esportes.

O líder do paísa afirmou estar seguro de que Minsk manteria a organização do evento e que a cidade já construiu um novo palácio de esportes.

"Belarus merece hospedar o campeonato. Nós vamos nos preparar seriamente para ele", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES