MH-370: Sinais captados no Índico são “animadores”, revela equipe de buscas

Frequência detectada por navio chinês no sábado geralmente é emitida por caixas-pretas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe australiana que coordena os esforços de busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines afirmou que os sinais de pulso captados no oceano Índico são pistas "importantes e animadoras".

O marechal-chefe-do-ar Angus Houston confirmou que o navio chinês Haixun 01 detectou dois sinais sonoros no sábado (5), mas ponderou que até agora não há evidências de que estejam ligados ao voo MH-370, que desaparecu no dia 8 de março com 239 pessoas a bordo.

O segundo sinal, captado a dois km de distância do primeiro, teria durado cerca de 90 segundos, acrescentou o marechal.

? Nós estamos trabalhando em um oceano enorme e em uma área de buscas também muito grande. E desde que o avião desapareceu tivemos muito poucas pistas que nos permitiram reduzir esta área de buscas.

Ainda segundo ele, os navios HMS Echo, da Grã-Bretanha, e o australiano Ocean Shield, ambos equipados com localizadores de caixas-pretas de alta tecnologia, além de aviões australianos, estão sendo deslocados para a área onde a embarcação detectou os sinais no sábado.

Ainda segundo ele, o Ocean Shield também estaria investigando um outro sinal que teria identificado em sua localização atual, a cerca de 300 milhas náuticas ao norte de onde o chinês Haixun 01 está posicionado.

? Eu garanto que vamos investigar a fundo todas as possíveis pistas que recebemos até agora.

Cerca de doze aviões militares e 13 navios realizam buscas neste domingo em uma área de 216 mil km² a noroeste da cidade australiana de Perth, de onde a missão está sendo coordenada.

Alta tecnologia

Segundo a agência Xinhua, o primeiro sinal captado pelo navio chinês tinha frequência de 37,5kHz por segundo, o mesmo que geralmente é emitido por caixas-pretas.

De acordo com o jornal chinês Liberation Daily, três pessoas a bordo teriam ouvido o sinal mas não o gravaram, porque ele teria "vindo repentinamente".

O analista de assuntos internacionais da BBC Nick Childs afirma que apesar de animadora, a notícia deve ser tratada com cautela.

? Nas últimas semanas recebemos pistas que a princípio pareciam muito promissoras, mas que acabaram dando em nada.

Para Childs, o elemento significativo é a frequência do sinal detectado, que equivale aos "pings" (sinais de dados) emitidos por caixas-pretas.

Desde a sexta-feira (4), equipes de buscas vêm usando equipamento de alta tecnologia para tentar achar a caixa-preta do avião.

Dois dos navios que participam da operação têm tecnologia para localização submarina. Eles carregam um "towed pinger locator", dispositivo que é rebocado em baixa velocidade pelo navio e tenta ler pings que estão sendo emitidos no mar.

As equipes têm pouco tempo para usar esta técnica, porque as baterias das caixas-pretas costumam durar apenas cerca de 30 dias.

Com as baterias expiradas, perde-se a chance de se tirar proveito da emissão dos pings para achar o avião.

Ele fazia a rota de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, quando desapareceu.

Tudo indica que o avião caiu no sul do oceano Índico, mas até agora nenhum destroço foi achado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES