Milei usa dados falsos para anunciar queda da inflação na Argentina

O presidente argentino, Milei, citou um perfil falso no X para celebrar a queda da inflação.

Javier Milei usou dados falsos divulgados em um perfil no X para dizer que a inflação na Argentina caiu | Tomas Cuesta/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da ArgentinaJavier Milei, citou um perfil falso na internet que apresentava supostas variações diárias de preço da cesta básica do país ao comentar a queda da inflação durante uma entrevista concedida na noite de terça-feira.

💬 O QUE MILEI DISSE? "A taxa de inflação vai despencar, eu previ isso. Passamos de uma variação de preços de +5,22% para -4,52%", disse Milei, durante a entrevista em que usou como exemplo de queda dos preços os dados fornecidos pelo Jumbot, o nome do perfil no X.

📉 ERA FAKE NEWS: O que ele não esperava é ser surpreendido algumas horas depois com uma mensagem nesse mesmo perfil dizendo que os cálculos não eram reais e que a conta na plataforma X (ex-Twitter) se tratava de um experimento social com o objetivo de "ver a necessidade que muitos têm de mostrar resultados que a realidade lhes nega". O autor das postagens não revelou sua identidade.

"Pedimos desculpas àqueles que tiveram esperanças por causa de nossos dados, inclusive o presidente", disse a conta falsa, esclarecendo que nunca analisaram os preços que publicaram. "Estendemos nossas desculpas ao ministro da Economia, Luis Caputo. Não leve o assunto para o lado pessoal. Repetimos: foi apenas um experimento social".

ALVO DE CRÍTICAS: Alguns usuários aproveitaram a oportunidade para defender as fontes oficiais de informação e o papel do jornalismo contra as fake news. Outros questionaram dados anteriores fornecidos pelo presidente, como o aviso de que a Argentina estava caminhando para uma hiperinflação de 15.000% se o país não corrigisse sua política econômica.

SITUAÇÃO ATUAL DA ARGENTINA: 

🇦🇷 Com uma taxa anual de inflação de 276,2%, a Argentina enfrenta a maior inflação do mundo, registrando valores sem precedentes nas últimas três décadas, com os preços subindo 25,5% em dezembro, durante o primeiro mês do mandato de Milei como presidente. Desde então, a inflação mensal permaneceu em dois dígitos, com uma taxa de declínio mensal. 

Enquanto isso, a contração econômica persiste, com a atividade econômica caindo 4,3% em janeiro em comparação com o ano anterior, apesar dos esforços para implementar cortes de gastos e equilibrar as contas públicas, prevendo uma recuperação econômica em longo prazo.

Com informações de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES