Ministro de Israel é suspenso por Netanyahu após declarações polêmicas sobre a guerra

O ministro levantou a possibilidade de usar uma bomba nuclear na Faixa de Gaza como uma forma de lidar com o grupo Hamas.

Ministro de Amichai Eliyahu, da pasta do Patrimônio de Jerusalém | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro israelense Amichai Eliyahu, da pasta do Patrimônio de Jerusalém, foi suspenso das reuniões do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu após fazer uma sugestão controversa em uma entrevista de rádio. Ele levantou a possibilidade de usar uma bomba nuclear na Faixa de Gaza como uma forma de lidar com o grupo Hamas.

A declaração de Eliyahu gerou diversas críticas por parte de países árabes, como a Arábia Saudita, que a consideraram um exemplo de extremismo por parte do governo de Netanyahu. O ministro também expressou opiniões polêmicas sobre ajuda humanitária para Gaza e a presença de não-combatentes na região. 

No entanto, o governo israelense afirmou que suas declarações não refletem a política oficial e "não são baseadas na realidade". "Israel e as FDI operam de acordo com os mais elevados padrões do direito internacional para evitar ferir inocentes", diz ainda a nota publicada no X, antigo Twitter. O ministro da Defesa, Yoav Gallant, afirmou que as declarações de Eliyahu eram "infundadas". 

O líder da oposição israelense, Yair Lapid, pediu a demissão do ministro, enquanto Eliyahu alegou que sua declaração sobre a bomba era metafórica, enfatizando a necessidade de uma resposta forte ao terrorismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES