Ministro do Irã pede demissão pelo Instagram

A mensagem postada em sua conta verificada no Instagram

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, que foi o principal negociador do acordo nuclear de 2015, anunciou sua renúncia no Instagram nesta segunda-feira, mas ela só pode entrar em vigor quando o presidente Hassan Rouhani aceitar.

 "Peço desculpas pela minha incapacidade de continuar a servir e por todas as falhas durante meu mandato", disse Zarif em mensagem postada em sua conta verificada no Instagram. 

Zarif agradeceu aos iranianos e "funcionários respeitados" pelo seu apoio "nos últimos 67 meses".

A renúncia do principal diplomata do Irã foi confirmada por uma fonte informada, mas o chefe de gabinete de Rouhani negou veementemente que o presidente aceitou a renúncia de Zarif em um tweet. 

A demissão aconteceu horas depois de uma visita surpresa do presidente sírio, Bashar Al-Assad, a Teerã. 

No entanto, de acordo com a agência de notícias ISNA, Zarif não estava presente em nenhuma das reuniões de Assad com o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamanei, e Rouhani. Membros proeminentes dos Parlamentos solicitaram imediatamente que Rouhani não aceitasse a renúncia.

 "Sem dúvida, o povo, o governo e o Estado iranianos não se beneficiarão com a renúncia", disse Mostafa Kavakebian, parlamentar reformista. 

"A grande maioria dos deputados exige que o presidente nunca aceite essa demissão", acrescentou ele em um tweet. 

O chefe da influente comissão de segurança nacional e política externa do Parlamento disse à ISNA como a planejada viagem a Genebra com Zarif na tarde de segunda-feira havia sido cancelada no último minuto sem nenhuma explicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES