Missão cumprida: Perfuradora chega ao local em que os 33 mineiros estão presos no Chile

Perfuradora chega ao local em que os 33 mineiros estão presos no Chile

Parentes de mineiros celebram neste sábado | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das perfuradoras chegou na manhã deste sábado (9) ao local em que 33 trabalhadores estão presos em uma mina de cobre no deserto do Atacama, no norte do Chile.

A perfuradora T-130, do plano B de resgate, atingiu o local em que os mineiros estão presos às 8h05 locais (9h05 de Brasília), na Mina San José, próximo à cidade chilena de Copiapó, segundo o ministro de Mineração, Laurence Golborne.

Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros, que estão alojados no acampamento Esperança, subiram à montanha próxima e comemoraram o feito, aos gritos de "Chi, chi, chi, le, le, le!". A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que tocou por mais de uma hora.

As equipes de resgate devem decidir mais tarde, ainda neste sábado, quando eles provavelmente vão começar a subir os mineiros, segundo Golborne. Ele afirmou que ainda resta muito trabalho a fazer.

O ministro afirmou que os mineiros "estão muito tranquilos, mais tranquilos que a imprensa".

Ele disse que a perfuração foi feita de maneira controlada. Os próprios mineiros presos iam explicando à pessoa que operava a broca onde estava o martelo que perfurava a terra.

"Foram 33 dias de perfuração para resgatar 33 mineiros", brincou o ministro.

Agora, a máquina vai ser desmontada, em um processo que deve durar seis horas, e uma câmera de TV vai ser introduzida no túnel, para ver o seu estado.

Assim, vai ser possível saber se o túnel precisará ser revestido, total ou parcialmente, de metal, para que finalmente os trabalhadores sejam içados, em cápsulas especiais com a largura dos ombros de um homem, em uma das mais complexas tentativas de resgate da história da mineração.

Os engenheiros responsáveis pelo resgate precisam decidir se vai ser preciso forrar o túnel com um cilindro de metal, antes que seja iniciada a subida dos mineiros, o que poderia ocorrer já a partir da terça-feira, segundo previsões anteriores do governo.

Nos últimos dias, os mineiros, presos a uma profundidade de 630 metros desde um acidente em 5 de agosto, fizeram atividades físicas mais intensas para se preparar para o resgate.

Eles devem ser submetidos a uma dieta de alimentos sólidos seis horas antes de subir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES