Missão de tropas dos EUA no Iraque acaba hoje

Cerca de 60 mil pessoas perderam a vida na guerra, a maioria insurgentes iraquianos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite do dia 20 de março de 2003 o céu de Bagdá se iluminou. O bombardeio das forças americanas à capital do Iraque deu início ao segundo conflito travado pelos Estados Unidos contra o regime de Saddam Hussein. A guerra foi marcada pela ocupação, que dura sete anos, e está prestes a acabar, com o anúncio, nesta terça-feira (31), da retirada das tropas americanas do país.

Iraquiano cruza os EUA para falar sobre guerra

Apesar do bombardeio em março, a capital caiu sob o poder americano apenas em abril. Saddam fugiu da cidade e ficou desaparecido por meses.

A desculpa oficial para a segunda guerra do Iraque foi a existência de armas de destruição em massa por parte do regime de Saddam. Mais tarde, concluiu-se que tudo se tratava de uma mentira.

O anúncio foi feito em outubro do ano anterior pelo ex-presidente George W. Bush (2001-2009), que havia colocado o país no chamado ?eixo do mal?.

- Quero informar toda a nação que o Iraque possui armas químicas e biológicas. E está buscando desenvolver armas nucleares.

Com a queda de Saddam, as tropas internacionais lideradas pelos americanos tomaram conta do país. O líder iraquiano foi finalmente capturado em dezembro de 2003, julgado e enforcado, em 2006.

Guerra matou cerca de 60 mil

Sete anos após a invasão, cerca de 55 mil insurgentes foram mortos no Iraque. Quase 5.000 militares aliados perderam a vida, a grande maioria americanos.

A retirada das tropas americanas foi uma promessa de campanha do atual presidente Barack Obama.

Ele fará o anúncio oficial nesta terça-feira (31) a partir do Salão Oval da Casa Branca, usado apenas em situações muito importantes.

Mais de 90 mil americanos já deixaram o front iraquiano. Neste momento, restam menos de 50 mil homens no local.

O grande temor é se os iraquianos serão capazes de garantir a segurança do país, que mergulhou numa guerra civil entre setores xiitas e sunitas desde a queda de Saddam.

Restarão alguns poucos milhares de tropas, que vão trabalhar no treinamento dos iraquianos e em situações de defesa, não de combate e ataque.

Os EUA também vão reforçar a presença diplomática no Iraque. Mais de 2.000 funcionários vão trabalhar na embaixada americana em Bagdá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES