Missão vai apurar denúncias de abuso na Costa do Marfim

Comissão integrada pelas Nações Unidas validou vitória de seu rival

Avalie a matéria:
Soldados da ONU | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Missão de Paz das Nações Unidas foi instruída a visitar e registrar quaisquer denúncias de abuso aos direitos humanos que tenham ocorrido na Costa do Marfim, informou a ONU.

O país mergulhou uma grave crise depois que o presidente Laurent Gbagbo recusou-se a deixar o cargo após eleições realizadas em novembro, gerando uma onda de violência em toda a nação ainda dividido depois da guerra civil em 2002 e 2003.

A comissão eleitoral, composta por líderes globais e pela Assembleia Geral da ONU, reconheceu a vitória do rival deGbagbo, Alassane Ouattara.

"A secretaria-geral disse que o presidente Ouattara foi alertado por denúncias de chocantes violações aos direitos humanos", disse o porta-voz da ONU Martin Nesirky em comunicado, referindo-se à conversa por telefone entre chefe da ONU Ban Ki-moon e Ouattara no sábado.

A missão de paz da ONU na Costa do Marfim, conhecida como Unoci, disse no mês passado que forças pró-Gbagbo estão bloqueando o acesso a áreas próximas a Abidjan, onde podem estar sepultadas vítimas da violência.

"Ele (Ban) disse que a UNOCI foi instruída a fazer todo o possível para conseguir acesso às áreas afetadas tanto para prevenir como investigar e registrar a violência para que os responsáveis sejam controlados", disse Nesirky.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES