Venezuela: Misses fazem ato contra a violência após morte de jovem no país

Miss Turismo Carabobo 2013 morreu baleada em manifestação.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de misses da Venezuela lançou um movimento para pedir a paz no país e condenar a ?violência desmedida? que vem atingindo as cidades nas últimas semanas, segundo o jornal ?El Nacional?. A oposição, apoiada por estudantes, faz protestos contra o governo do presidente Nicolas Maduro. Seis pessoas já morreram em confrontos ? entre elas a Miss Turismo Carabobo 2013, Génesis Carmona.

O grupo, intitulado #Misses4Peace (Misses pela paz ) publicou um vídeo no YouTube e convocou mais pessoas a se juntarem à iniciativa nas redes sociais.

Entre as envolvidas estão Bárbara Palacios, Miss Venezuela, Miss América do Sul e Miss Universo 1986; Daniela Di Giácomo, Miss Internacional 2005; Daniela Kosán, Miss Internacional 1998; Alyz Henrich, Miss Terra 2013; Vivian Urdaneta, Miss Internacional 2000, Jictzad Viña, Miss Venezuela 2005; Verushka Ramirez, Miss Venezuela 1997; Ana Karina Añez, Miss Venezuela 2003; Ly Jonaitis, Miss Venezuela 2006.

As mulheres aparecem no vídeo segurando cartazes com mensagens relacionadas à paz, tolerância, respeito aos direitos humanos e conta a violência.

?Não se trata de uma iniciativa polícia, mas exigimos a paz em nossa amada Venezuela, que recentemente teve a morte de duas de nossas rainhas: Mónica Spear, Miss Venezuela 2005, e Génesis Carmona, Miss Turismo Carabobo 2013, assim como milhares de jovens que saíram às ruas nos últimos 15 anos para nunca mais retornarem a suas casas, vítimas da insegurança dos ataques ao protestar pacificamente?, disse o grupo em um comunicado.

Elas lamentaram que a Venezuela, conhecida como o país das misses, com a maior quantidade de títulos de beleza internacionais, ?agora encabeça a lista de países mais violentos do mundo.?

As mulheres fizeram um chamado para que a sociedade civil se uma ao grupo. ?Queremos viver em paz. Por favor, una-se ao nosso chamado tirando uma foto sua e postando nas redes sociais.?

Violência

A Venezuela vive um clima de tensão após vários dias de protestos, depois que distúrbios causaram três mortes e deixaram dezenas de feridos em uma manifestação estudantil na quarta-feira passada (12). Nesta semana, outras três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

O dirigente de oposição Leopoldo López, que tinha uma ordem de detenção contra si por causa desses incidentes, se entregou à Guarda Nacional (Polícia Militar) após liderar uma grande manifestação de oposição ao governo de Nicolás Maduro no leste da cidade.

O governo do presidente Maduro responsabiliza López pelos incidentes e culpou os Estados Unidos pela violência em Caracas e em outras cidades nos últimos dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES