Mulher de Bin Laden foi peça-chave na traição que levou à captura

As três mulheres de Bin Laden e o restante da família foram enfim expulsos do Paquistão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em oito meses de pesquisa, o militar paquistanês aposentado Shaukat Qadir concluiu que o paradeiro de Osama bin Laden foi descoberto porque a mais velha de suas mulheres o entregou. "Na minha visão, a Shoora da Al-Qaeda decidiu traí-lo", disse em entrevista ao Terra. "Eles não tinham contato direto entre a CIA e a ISI (agência de inteligência paquistanesa). Então eles planejaram a traição via talibãs ligados à ISI, que manteve a CIA informada. Se eles não tivessem feito, Osama Bin Laden poderia ter vivido outros seis anos sem ser descoberto". O objetivo da Al-Qaeda era recompensa pela captura, estimada em US$ 25 milhões.

Segundo Qadir, a descoberta do esconderijo de Bin Laden começou quando Khairiah Sabar, então a mais velha das três mulheres de Bin Laden - ele teve duas mulheres anteriores com quem não convivia mais -, chegou ao local. Khairiah, mãe de pelo menos cinco filhos de Bin Laden, esteve presa no Irã ao lado de seus filhos desde 2003 por tentar cruzar o país ilegalmente para chegar à Arábia Saudita.

Khairiah e seus filhos foram libertados sem alarde em setembro de 2010. Ela foi solta no mesmo momento que Suleman Abu Ghaith, conhecido por ser o porta-voz da Al-Qaeda que anunciou que haveriam novos ataques após o 11/9. A liberdade de Gaith foi trocada pela de uma autoridade iraniana sequestrada por talibãs em Peshawar, no Paquistão, e Khairiah, ainda que por razões não esclarecidas, também foi liberada.

Após a libertação, os filhos de Khairiah decidiram retornar para os quadros da Al-Qaeda ou sumir do mapa.

Ela inesperadamente procurou Attiya Abdur Rahman, na época comandante de operações da Al-Qaeda, com o intuito de se reencontrar com o marido. As intenções de Khairiah levantaram suspeitas de Rahman, pois ela já não possuía qualquer relacionamento com Bin Laden. Naquela época o terrorista deitava-se apenas com sua mulher mais jovem, Amal Fateh al-Sadah, de quem Khairiah sentia um profundo ciúme. Ela então foi mantida presa pela Al-Qaeda por meses até que o próprio Bin Laden pedisse para que fosse enviada ao complexo de Abbotabad.

"Por que diabos você voltou?"

Qadir acredita que o período em que Khairiah esteve presa pode ter sido parte de um plano orquestrado pelo alto conselho da Al-Qaeda para trair Bin Laden. O militar afirma que Khairiah chegou ao complexo de Abbotabad entre o final de fevereiro e o início de março. "Bin Laden não tinha nenhum problema com a família. Eles viviam juntos em harmonia", diz Qadir. "Os problemas começaram com a chegada de Khairiah".

Segundo Qadir, entre todas as pessoas da família, a que mais tinha problemas com a recém-chegada era Khalid, 22 anos, filho de Siham Sabar, uma das esposas. "Khalid perguntava constantemente: "Por que diabos você voltou? Por que diabos você voltou?", conta Qadir. "Um dia ela teria dito: "eu tenho mais uma obrigação a cumprir para o meu marido".

Baseado nos depoimentos de Amal, a esposa mais jovem, Qadir conta que Khalid então teria corrido para o quarto onde Bin Laden estava e contou para o pai da traição. O homem mais procurado do mundo teria pausado, mirado pela janela com um olhar perdido, e dito após alguns segundos: "Bom, ela estaria me fazendo um favor, me livrando do meu sofrimento. Se é o dever da minha mulher mais velha, então que seja".

Enciumada, Khairiah teria voltado decidida a entregar Bin Laden. O incidente teria acontecido no início de abril. A partir dali, a única mudança na relação da família Bin Laden teria sido o fato de o terrorista ter insistido para que suas outras duas esposas abandonassem o esconderijo e partissem com os filhos para a Arábia Saudita. Mas elas se recusaram a obedecer ao homem.

No mesmo período da chegada de Khairiah a Abbotabad, Shakeel Afridi, um médico paquistanês convertido em agente da CIA e uma das fontes de Qadir, começou a pesquisar amostras de sangue para seguir o rastro de Bin Laden. No início de abril, Afridi recebeu um número de telefone da CIA e ordenou que uma funcionária ligasse para ele e falasse em inglês. As únicas duas pessoas que falavam inglês no complexo de Abbotabad eram Bin Laden e Khairiah, que teria respondido à ligação.

"Eles então obtiveram a identificação de voz que precisavam", diz Qadir, alegando que neste momento a esposa de Bin Laden cumpriu o propósito de seu retorno ao Paquistão. "Essa mulher nunca falou com al-Kuwaiti, a quem a CIA diz que seguia o rastro", acrescenta o militar. "Minha conclusão, e reitero que é conjectura, é de que Khairiah foi enviada".

Qadir acredita que o número de telefone foi passado à CIA pela ISI, a quem a Al-Qaeda havia decidido entregar Bin Laden.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES