Mulher na Suécia é a primeira do mundo a dar à luz com um útero transplantado

Mulher na Suécia é a primeira do mundo a dar à luz com um útero transplantado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


 

Uma mulher de 36 anos se tornou a primeira do mundo a dar à luz após receber um transplante de útero. Os médicos que cuidaram da paciente falaram do caso, nesta sexta-feira, na Universidade de Gotemburgo e Estocolmo, na Suécia. A mulher havia recebido o útero de uma amiga no ano passado. O filho nasceu prematuro em setembro, mas passa bem. Mãe e bebê já estão em casa. A identidade da paciente não foi revelada. As informações são da agência Associated Press.

“O bebê é fantástico”, disse Mats Brännström, professor de obstetrícia e ginecologia da universidade sueca, que liderou a pesquisa e fez o parto do bebê com a ajuda de sua esposa, uma parteira. “É ainda melhor ver a alegria dos pais”.

Para os pais orgulhosos, os anos de pesquisa e experimentação valeram a pena. “Foi uma jornada muito difícil, mas agora temos o bebê mais surpreendente”, disse o pai, em entrevista por telefone à AP. “Ele é muito, muito bonito”, acrescentou.

A paciente tinha ovários, mas nasceu sem útero. Ela, então, recebeu o órgão de uma amiga de 61 anos, que estava na menopausa e já tinha tido dois filhos. A mulher teve que tomar três medicamentos para prevenir que seu corpo rejeitasse o novo útero.

Cerca de seis semanas após o transplante, ela menstruou - um sinal de que o órgão era saudável. Após um ano, quando os médicos estavam confiantes de que o útero funcionava bem, eles inseminaram o único embrião criado em laboratório usando óvulos da mulher e os espermatozoides de seu marido.

O crescimento e o fluxo sanguíneo do bebê no útero e do cordão umbilical foram normais até 31ª semana de gestação, quando a mãe desenvolveu uma doença chamada pré-eclâmpsia. Depois, foi detectada uma frequência cardíaca fetal anormal, então, os especialistas optaram por fazer o parto.

O bebê nasceu, com 1,7 kg, por cesariana. Ele foi liberado da unidade neonatal 10 dias depois do parto.

“Ele não é diferente de qualquer outra criança, mas ele vai ter uma boa história para contar”, disse o pai. “Um dia ele poderá olhar para os artigos de jornal, descobrir como nasceu e saber que foi o primeiro no mundo a nascer desta forma”.

Para os pais, a ideia de um segundo filho agora é um pouco prematura. “Nós vamos definitivamente pensar sobre isso”, disse ele. “Mas agora, estamos muito felizes com apenas um bebê”.

Procedimento ainda é considerado experimental

A façanha abre uma nova, mas ainda experimental alternativa para algumas milhares de mulheres que são incapazes de ter filhos por terem perdido o útero por causa de um câncer ou nascido sem o órgão.

Antes deste caso, especialistas ainda se questionavam se um útero transplantado seria capaz de nutrir um feto. Outros questionam se tal procedimento - caro e cheio de riscos médicos - seria mesmo uma opção realista para as mulheres.

Dr. Glenn Schattman, especialista em fertilidade da Universidade de Cornell, disse que os transplantes de útero tendem a permanecer como uma alternativa incomum. “Isso não será feito a não ser que não haja outras opções”, disse ele. “É preciso um tempo muito longo de cirurgia e há riscos e complicações”.

Antes deste caso pioneiro, houve duas tentativas de transplantar um útero - na Arábia Saudita e Turquia -, mas nenhum bebê resistiu à gestação. Médicos na Grã-Bretanha, França, Japão, Turquia e em outros lugares estão planejando cirurgias similares, mas usando úteros de mulheres que tenham acabado de morrer, em vez de a partir de doadores vivos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES