Mulheres escolhem amantes em concurso de beleza

Homens pintam os rostos e dançam para impressionar juízas no Níger

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fertilidade trazida pela chuva no deserto do Saara é comemorada com um concurso de beleza incomum, em que homens pintam o rosto e usam roupas especiais para impressionar juízas mulheres.

Os participantes do concurso são do povo Wodaabe, do Níger, e eles são julgados de acordo com parâmetros vistos em muitas competições do tipo: altura, forma física, simetria facial e bons dentes.

Os homens pintam os rostos e dançam por horas tentando impressionar as juízas, que podem escolher amantes entre os competidores.

Simbologia

O ritual, chamado Gerewol, foi filmado pelo programa Human Planet (Planeta Humano) da BBC e tem várias simbologias, segundo a antropóloga dinamarquesa Mette Bovin, que trabalha com os Wodaabe desde os anos 1970.

O vermelho, que cobre o rosto dos participantes, é associado a sangue e violência e por isso só é usado em ocasiões especiais. O amarelo, usado por alguns dançarinos para criar detalhes no rosto, é a cor da mágica e da transformação.

O preto usado nos lábios e nos olhos é escolhido por ser o oposto do branco, que representa a morte. O batom é feito com ossos queimados de uma espécie de garça, associada pelos Wodaabe à expressividade.

- Ter charme, ou seja, expressividade e carisma, é algo muito valorizado em um jovem rapaz.

Amantes

Ao fim da apresentação, cada juíza escolhe seu vencedor e pode decidir tê-lo como amante, mesmo que ambos já tenham parceiros. Os vencedores são lembrados por anos após o concurso, conta Djao, que conheceu a segunda mulher, Tembe, em um concurso anterior.

- Você dança o Gerewol para ganhar uma amante, mesmo que isso signifique roubar a esposa de alguém. Você pode casar com ela ou ter um romance com ela.

Segundo a diretora do programa da BBC, Tuppence Stone, não há nenhum estigma ligado ao fato de que as pessoas quebram os votos do casamento temporariamente ou permanentemente durante o Gerewol.

- Os primeiros votos maritais na cultura Wodaabe são feitos quando o noivo e a noiva são muito jovens, então o Gerewol é uma chance para o amor.

Os Wodaabe não são polígamos, então para casar com um novo parceiro é preciso deixar o anterior.

Períodos de seca, conflitos e a recente insurgência da Al Qaeda no Norte da África significa que essa antiga tradição é raramente praticada.

Os clãs filmados pela BBC vivem em pequenos grupos nômades na fronteira entre o Chade e o Níger. Este foi o primeiro Gerewol para este grupos após seis anos de seca.

Apenas quando há água suficiente para centenas de pessoas no mesmo lugar, clãs Wodaabe isolados se reúnem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES