Multidão protesta e danifica prédio de prefeitura na Venezuela

Monumento é uma homenagem a Hugo Chávez

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vídeos divulgados on-line mostraram o momento em que uma estátua do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez foi destruída nessa sexta-feira (5), na localidade de Rosario de Perijá (oeste), durante protestos da oposição contra o presidente Nicolás Maduro.

Um grupo de pessoas, especialmente estudantes de Ensino Médio, queimou e derrubou com violência a efígie de concreto até arrancá-la do pedestal em uma praça pública do município, segundo as imagens que viralizaram nas redes sociais. Depois, dois homens tiraram o monumento da esplanada e o jogaram repetidas vezes no chão até deixá-lo em pedaços, diante do olhar de dezenas de transeuntes.

A estátua mostra Chávez, que governou a Venezuela de 1999 a 2013, fazendo uma saudação militar com a faixa presidencial. A imagem foi destruída após confrontos entre militares e opositores em Rosario de Perijá. Os distúrbios se estenderam até a cidade próxima de Machiques. Os manifestantes rejeitavam a convocação, por parte de Nicolás Maduro, de uma Assembleia Constituinte e exigiam uma "prova de vida" do líder opositor Leopoldo López que está detido.

Segundo sua família, ele está incomunicável há um mês. Também houve confrontos em Villa de Rosario, na mesma área, danificando a sede da prefeitura. Pelo menos dez pessoas foram detidas por militares da Guarda Nacional Bolivariana. As manifestações foram reprimidas com gás lacrimogêneo. Este foi o segundo dia de protestos esta semana, na região de Perijá, que abarca os municípios de Machiques e Rosario.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES