Mutilação genital consegue atingir mulheres na Europa

Prática é comumente realizada em países da África e da Ásia para garantir honra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O drama da mutilação genital feminina ultrapassou as fronteiras da África por conta da imigração. É estimado que meio milhão de mulheres na Europa já tenha sofrido a amputação cruel, enquanto 180 mil correm o risco de se tornar novas vítimas a cada ano.

A incidência da mutilação é particularmente forte nas comunidades de imigrantes, onde tradicionalmente só as mulheres operadas têm a esperança de fazer um "bom casamento", afirmou o diretor-geral da Organização Internacional de Migrações (OIM), William Lacy Swing.

A prática é comumente realizada em países da África e da Ásia, e consiste na amputação das partes íntimas da mulher de modo a que esta não possa sentir prazer durante o ato sexual. Abandonar essa prática pode significar a desonra para as famílias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tipo de mutilação genital da mulher mais comum é a cisão do clitóris e dos lábios menores - 80% dos casos -, enquanto 15% dos casos correspondem à infibulação, que é a extirpação de clitóris, lábios menores e parte dos lábios maiores, seguida pelo fechamento vaginal mediante sutura.

Mutilação ainda é largamente praticada

A dois dias da celebração do Dia Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina, várias organizações internacionais alertaram em Genebra que, apesar de sua denúncia constante e das campanhas de prevenção, se trata de um costume que ainda está amplamente estendido.

A diretora do Comitê Interafricano, Berhane-Ras-Work, em entrevista coletiva, comentou que a prática está relacionada a um sistema ?patriarcal fabricado como mecanismo de controle e de subordinação das mulheres?.

Segundo ela, esse mecanismo funcionou por séculos até o ponto de as próprias mulheres terem o considerado admissível para serem aceitas perante suas comunidades e ?elegíveis por seus esposos".

- Os governos africanos o permitem, o ignoram ou não dão importância suficiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES