Na falta de governo, belgas cortam sexo e deixam a barba crescer

População espera há 251 dias por um primeiro-ministro e apela ao humor em protestos

Belgas | Reprodução R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A paciência dos belgas está chegando ao limite. O país está sem governo desde junho do ano passado e, nesta quinta-feira (17), iguala o Iraque em número de dias - 249 no total - sem formar uma coalizão de onde sairá o novo primeiro-ministro. Um recorde mundial.

Cansada de tantas negociações sem resultado, a população apela para o humor e protesta. Para os homens, vale deixar a barba crescer. No caso das mulheres dos parlamentares, responsáveis pela decisão de formar um governo, a estratégia é deixar os maridos sem sexo.

A senadora flamenga socialista Marleen Temmerman defende que uma das maneiras de encarar essa situação incômoda é fazer as pessoas rirem. Os próprios belgas já apelidaram as manifestações de protesto de hoje de "Revolução das Batatas Fritas", em referência ao símbolo gastronômico do país, além de parodiar a recente Revolução de Jasmim, na Tunísia

Da sua parte, Marleen lançou um chamado para que as mulheres da Bélgica ? em especial as mulheres dos políticos ? façam uma ?greve de sexo? até que se chegue a um acordo.

Em entrevista ao R7, a também médica ginecologista confessa que a ideia é mais engraçada do que prática, mas pode ter sua colaboração.

- Não espero que isso resolva o problema. É só algo engraçado. Porém funciona no sentido de adicionar um pouco de humor no debate.

?Uma Barba pela Bélgica?

Um dos pioneiros desses protestos humorísticos é o ator Benoit Poelvoorde. Sua estratégia foi convocar os homens insatisfeitos a não se barbearem até o fim da crise institucional.

Os barbudos, por sua vez, enviam suas fotos para serem publicadas no site da campanha A Beard for Belgium (Uma Barba pela Bélgica, em tradução livre). As mulheres, na falta de pelos faciais, podem improvisar a barba com pintura ou fantasias.

Também foi criado um jogo na internet chamado Solve the Belgian Crisis (Resolva a Crise Belga, em tradução livre), no qual ganha quem der mais marteladas na cabeça dos políticos, que surgem de buracos na terra. Veja aqui o vídeo promocional do jogo.

País tenta sair de uma crise e cai em outra

As eleições parlamentares do dia 13 de junho do ano passado era, a princípio, para ajudar a Bélgica a sair de uma crise institucional com renúncia do então primeiro-ministro, Yves Leterme.

Estavam em disputa 40 assentos no Senado e 150 na Câmara dos Deputados, sendo que a maioria foi conquistada pelos separatistas flamengos.

Na Bélgica, após a eleição do Parlamento, cabe ao rei, atualmente Albert 2º, apontar o novo primeiro-ministro. O escolhido para o posto normalmente é o líder de uma coalizão, já que no país dificilmente um partido obtém maioria absoluta.

Divididos por ideais e planos de governo diferentes, a esperada coalizão ainda não se formou.

Bélgica tem divisão cultural histórica

O impasse político na atual sede da União Europeia reflete a divisão histórica que existe entre os flamengos, população de língua holandesa do norte (Flandres), com os valões da região sul (Valônia), que falam francês.

Os falantes de holandês - que representam 60 % dos 11 milhões de habitantes da Bélgica - querem mais autonomia para sua rica região, principalmente na política fiscal e social.

Já os falantes de francês, de uma região mais pobre, querem limitar a descentralização, temendo a perda de vários subsídios e também um verdadeiro desmembramento do país.

Existe ainda uma pequena comunidade de língua alemã no leste da Valônia, mas sem grande representação política.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES