Na Índia 200 pessoas rapam o cabelo em luto por um macaco

Na Índia 200 pessoas rapam o cabelo em luto por um macaco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Cerca de 200 homens, habitantes de uma pequena localidade indiana, cortaram todo o cabelo em sinal de luto por um macaco que vivia no templo hindu local.

O macaco morreu afogado. Estava ser perseguido por uma matilha de cães e em desespero lançou-se a uma lagoa. Não conseguiu regressar à margem e morreu.

Em algumas zonas da Índia os macacos são considerados sagrados pela população hindu e há templos dedicados ao deus macaco Hanuman por todo o território. A população da localidade de Dakachya, com medo que a morte do animal traga má sorte, fez uma procissão funerária e cremou o macaco de acordo com os ritos hindus. Além das 200 que raparam a cabeça, outros 700 habitantes do vilarejo rasparam a barba.

A BBC cita Mithun Patel, um morador de Dakachya que explica a reação da população afirmando que «os mais velhos disseram que a morte de um macaco dentro da comunidade é algo muito agourento. Tivemos medo de que nos trouxesse má sorte, alguma calamidade natural». «Então decidimos apaziguar a alma do macaco para garantir que nada aconteceria a nosso vilarejo.»

Foi depois da cremação do animal que os homens locais rasparam suas cabeças e barbas em sinal de luto. Um grupo de moradores viajou ainda até a cidade sagrada de Haridwar para jogar as cinzas do macaco no rio Ganges. O início das festividades de 11 dias para rezar pela alma do macaco foi adiado para um domingo para que as crianças também pudessem participar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES