Obama comenta sobre morte de Kadhafi: “não é algo prazeroso”

O ex-ditador foi visto em vídeos sendo zombado, espancado e submetido a abusos antes de morrer

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou num programa de TV exibido na terça-feira (25) à noite a transmissão de imagens da tortura e do corpo morto do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, dizendo que mesmo quem fez "coisas terríveis" merece decoro na hora da morte.

Kadhafi foi enterrado em um local secreto na terça-feira, cinco dias depois de ser capturado, morto e exposto à visitação pública.

O ex-ditador foi visto em vídeos sendo zombado, espancado e submetido a abusos antes de morrer.

"Isso é algo em que acho que não devemos sentir prazer vendo", disse Obama no programa "Tonight Show", de Jay Leno, na NBC, quando questionado sobre o que achava das imagens.

"Acho que existe um certo decoro com o qual se trata os mortos, mesmo se for alguém que fez coisas terríveis."

Obama observou que seu governo não havia divulgado uma fotografia do líder da rede terrorista da al-Qaeda, Osama bin Laden, depois que os comandos norte-americanos o mataram no Paquistão em meados deste ano.

O presidente disse que Kadhafi não aproveitou a chance de levar a democracia a seu país.

"Ninguém gosta de ver alguém ter o fim que ele teve, mas acho que isso obviamente envia uma forte mensagem a todos os ditadores do mundo, de que... as pessoas anseiam por liberdade", disse Obama.

"Ele teve uma oportunidade durante a Primavera Árabe para finalmente reduzir seu controle sobre o poder e fazer uma transição pacífica para a democracia. Nós lhe demos amplas oportunidades, e ele não as aproveitou."

Obama se encontra em turnê por estados do oeste com paradas em Nevada, Califórnia e Colorado, mesclando as tarefas da Casa Branca com eventos para sua campanha de reeleição em 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES