'Não vou me opor', diz presidente da Guiana após Maduro propor diálogo

Fala de Irfaan Ali foi divulgada logo após Nicolás Maduro defender que os dois países têm de 'sentar e conversar' sobre o território

'Não vou me opor', diz presidente da Guiana após Maduro propor diálogo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse neste sábado (9) que não se opõe a dialogar sobre Essequibo, a região maior que a Inglaterra controlada pela Guiana mas que a Venezuela reivindica ser sua.

A declaração de Ali foi feita poucas horas depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, dizer ser necessário "sentar e conversar" com a Guiana. Foi a primeira vez que Maduro suavizou o tom desde que seu país aprovou em referendo, realizado no domingo (3) a anexação do território, com participação de metade dos eleitores da Venezuela.

"Estamos comprometidos com a paz na região", disse Ali. "A Corte Internacional de Justiça vai decidir, no fim das contas, sobre a polêmica na fronteira Guiana/ Venezuela. Nós já deixamos que claro que não temos oposição a conversas e reuniões enquanto pessoas responsáveis e enquanto país".

A mudança de tom de ambos os lados ocorreu no mesmo dia em que Maduro falou ao telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ligação, Lula pediu o diálogo entre os dois países sul-americanos e se disse preocupado, em uma intermediação que vinha sendo esperada ao longo da semana.

Na terça-feira (6), em entrevista exclusiva à GloboNews, o presidente guianês disse esperar que o Brasil tivesse "um papel de liderança" no embate sobre Essequibo. E, na Casa Civil, havia uma avaliação de que a diplomacia brasileira teria de adotar um papel mais ativo e abandonar a posição tradicional de não intervir em conflitos do tipo.

A sinalização de diálogo de ambas as partes contrasta também com a postura de Maduro do dia anterior. Na sexta-feira (9), no passo mais concreto desde a aprovação do referendo pela anexação de Essequibo, ele assinou seis decretos para incorporar o território guianês e transformá-lo em um estado venezuelano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES