Naufrágio provoca dez mortes e deixa vinte desaparecidos no Gabão

O barco havia deixado a Nigéria e estava a 15 minutos de chegar na capital do Gabão

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dez pessoas morreram e outras 20 continuavam desaparecidas após um barco que transportava imigrantes clandestinos da África Ocidental afundou na costa do Gabão, disse um oficial da polícia nesta sexta-feira.

O barco havia deixado a Nigéria e estava a 15 minutos de chegar na capital do Gabão, Libreville, quando naufragou na noite de terça-feira. Autoridades gabonesas resgataram 23 sobreviventes e as buscas continuavam nesta sexta-feira.

"Na noite passada encontramos seis corpos e, desde esta manhã, encontramos mais quatro, o que perfaz um total de 10 corpos recuperados. Os imigrantes se afogaram", disse um membro da brigada náutica da polícia nacional do Gabão, que pediu para não ser identificado.

A polícia disse que os sobreviventes, a maioria de Benin, Nigéria e Burkina Faso, alegaram ter pago à tripulação do barco até mil dólares cada para levá-los para o Gabão, onde esperavam encontrar trabalho.

Os jornais locais informaram que os traficantes de pessoas tentaram extorquir mais dinheiro dos imigrantes e tinham começado a jogar ao mar aqueles que não podiam pagar. Autoridades do Gabão disseram que estavam investigando a causa do naufrágio.

Salários relativamente altos para trabalhadores braçais no Gabão, rico em petróleo, fizeram da pequena nação centro-africana um destino popular para os migrantes regionais.

Mas os requisitos de entrada são rigorosos, o que estimula muitos a entrar no país ilegalmente, muitas vezes usando a rota marítima perigosa a partir do país mais populoso da África, a Nigéria.

Pelo menos 45 pessoas morreram quando um barco de madeira com 166 imigrantes com destino ao Gabão naufragou no litoral da Nigéria em março. Cerca de 35 pessoas que tomaram a mesma rota morreram depois que o barco em que estavam afundou em Camarões, em 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES