No retorno de Israel e em Gaza, brasileiros recebem apoio psicológico; saiba mais

MS mobilizou quatro voluntárias da Força Nacional do SUS, incluindo duas psicólogas e duas assistentes sociais.

Ministério da Saúde disponibilizou quatro voluntárias da Força Nacional do SUS para atender brasileiros | Arquivo FAB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos dias, parte dos brasileiros repatriados de Israel, como parte da operação "Voltando em Paz" iniciada em 11 de outubro, está recebendo apoio psicológico e social do Ministério da Saúde (MS). Essa iniciativa visa proporcionar um suporte inicial para enfrentar algum caso de ansiedade, insônia e outros distúrbios decorrentes da violência naquela região. Paralelamente, o grupo de brasileiros que aguarda para deixar a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito também está recebendo assistência.

Para receber os passageiros que chegam ao Brasil a bordo das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), o MS mobilizou quatro voluntárias da Força Nacional do SUS, incluindo duas psicólogas e duas assistentes sociais. Elas desempenham um papel crucial no acolhimento dos repatriados que estavam em áreas de conflito no Oriente Médio. Esse suporte é fornecido principalmente aos brasileiros que desembarcam no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que tem sido o principal ponto de chegada para os repatriados.

Na madrugada de quarta-feira, cerca de 100 passageiros do primeiro voo da operação, que inicialmente pousou em Brasília (DF), seguiram posteriormente para o Rio de Janeiro. Além disso, o Galeão recebeu o segundo voo, com 214 pessoas, o quarto voo, com 207, e o quinto, com 215 passageiros.

No que diz respeito aos brasileiros que permanecem na Faixa de Gaza, o Escritório de Representação do Brasil na Palestina contratou uma psicóloga para atender as 32 pessoas que aguardam para deixar a área afetada pelo conflito. Dada a situação de cerco no local, as consultas ocorrem virtualmente, apesar das dificuldades de acesso à internet e eletricidade na região.

Leia Mais

A psicóloga, de origem palestina, está oferecendo orientação sobre como lidar com a ansiedade e a insônia, fazendo uso de exercícios respiratórios, e também fornecendo orientações sobre como acalmar as crianças diante dos perigos da guerra. As mensagens são compartilhadas em um grupo de WhatsApp, em árabe.

Ela mencionou: "A guerra não se restringe apenas aos bombardeios e ao combate aberto, mas também envolve ataques de natureza informacional e psicológica. Atualmente, muitas pessoas estão enfrentando exaustão; é extremamente desafiador para o cérebro permanecer em constante estado de alerta. Por esse motivo, a função de autopreservação é ativada. As pessoas se sentem exaustas, desesperadas e apresentam sinais de depressão."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES