No seu último dia como papa, Bento 16 agradece cardeais por apoio e promete obedecer sucessor

Após a renúncia, Bento 16 será recebido em Castel Gandolfo com um rosário e uma procissão com tochas.

Papa Bento XVI deixará o cargo. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em seu último discurso antes da renúncia, o papa Bento 16 prometeu aos cardeais "obediência incondicional" ao novo pontífice, a ser escolhido em meados de março. Ele também agradeceu o apoio dos sacerdotes no período em que comandou a Igreja Católica.

Bento 16 deixará o cargo nesta quinta-feira, após dizer que sairia do comando do Vaticano no último dia 11. Ele deverá deixar o Vaticano em um helicóptero para a residência de verão de Castel Gandolfo, onde passará alguns meses antes de ir à clausura em um convento dentro da cidade-estado.

Em comunicado, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Soldano, agradeceu em nome dos sacerdotes pela gratidão demonstrada pelo papa e o exemplo que representou durante seus oito anos de pontificado. Na entrada do evento, Bento 16 foi aplaudido pelos cardeais.

Após a saudação, o papa agradeceu o apoio dos sacerdotes durante os últimos oito anos. "Continuarei perto de vocês em oração, especialmente nos próximos dias quando vocês elegerão o novo papa, a quem hoje declaro minha incondicional reverência e obediência".

O pontífice ainda pediu a união da Igreja Católica e o trabalho conjunto "como uma orquestra" para alcançar a concordância e a harmonia.

Ele disse que, nos últimos oito anos, houve momentos de "luz radiante" e "algumas nuvens que escureceram o céu". "Nós tentamos servir a Cristo e sua igreja", disse.

O papado de Bento 16 foi marcado por escândalos de abuso sexual e pedofilia, vazamento de documentos privados e informações de brigas entre integrantes de seu círculo íntimo. As crises são apontadas como uma das causas da renúncia, a primeira em 600 anos.

Bento 16 deverá deixar o palácio papal pela última vez por volta das 17h locais (13h em Brasília). Ele seguirá para a residência de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo, a 30 km de Roma.

A partir das 20h (16h em Brasília), será declarada a vacância do cargo, abrindo caminho para o conclave. O símbolo da saída do papa será o fechamento das portas do palácio papal e a folga da Guarda Suíça, que garante a segurança do pontífice.

Após a renúncia, Bento 16 será recebido em Castel Gandolfo com um rosário e uma procissão com tochas em sua chegada ao Palácio Apostólico dessa mesma cidade, segundo o pároco da cidade, Pietro Diletti.

Ele informou na quarta (27) que os fiéis se concentrarão na praça em frente ao palácio papal e rezarão o rosário, intercalando com reflexões feitas por Joseph Ratzinger nos quase oito anos de pontificado.

A expectativa é que o então papa emérito apareça na sacada do Palácio Apostólico por volta das 17h30 (13h30 em Brasília) e que, após um rápido pronunciamento, os fiéis acendam tochas que iluminarão a primeira noite de Bento 16 após deixar o cargo de pontífice.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES