Noboa diz que Equador vive 'estado de guerra' contra grupos terroristas

Em uma entrevista a uma rádio, o líder do país afirmou que o governo classificou as facções criminosas do país como terroristas para que o exército possa agir.

Noboa diz que Equador vive 'estado de guerra' contra grupos terroristas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (10), o presidente equatoriano, Daniel Noboa, declarou que o país se encontra em um estado de guerra contra grupos terroristas. As cidades experimentam um dia atípico, com a suspensão das aulas, baixo fluxo de tráfego, ruas desertas e estabelecimentos comerciais fechados.

Durante uma entrevista em uma rádio, Noboa expressou a opinião de que seria do interesse dos criminosos que o governo categorizasse as 22 facções operantes no país como organizações criminosas em vez de terroristas. Ele destacou que estão vivendo em um estado de conflito e guerra, o que implica a aplicação de leis distintas, incluindo o direito humanitário internacional, que difere do sistema jurídico comum do Equador.

Segundo Noboa, ao denominar os grupos como terroristas, eles passam a ser considerados alvos militares. O presidente disse que ele mesmo é o comandante da operação, mas que as decisões táticas serão tomadas pelos militares.

As maiores cidades do país viveram dias atípicos. Em todo país as aulas foram suspensas e a rede pública de saúde suspendeu as consultas. Em Quito, centenas de militares faziam a segurança nas ruas ao redor redor do palácio do governo, no centro da cidade. O parque La Carolina, o maior de Quito, ficou vazio.

Tanto em Quito como em Guayaquil o tráfego de carros foi muito diminuído, e lojas não abriram as portas. O ataque em Guayaquil à sede do canal TC Televisión na terça-feira aumentou o pânico entre a população, que rapidamente saiu das ruas para se proteger em suas casas.

Estrangeiros presos serão deportados

Noboa afirmou que o país vai começar a deportar estrangeiros presos em cadeias do Equador. A medida é uma tentativa de reduzir o tamanho da população carcerária.

De acordo com ele, há 1.500 colombianos presos no Equador. A grande maioria (90%) dos estrangeiros no sistema prisional equatoriano são dos seguintes países:

  • Colômbia,
  • Peru,
  • Venezuela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES