Número de mortos em incêndios florestais no Chile chega a 64 e deve subir

Além de Valparaíso, o fogo estava ativo nas regiões centrais de O'Higgins, Maule e Ñuble e na região sul de La Araucanía.

Número de mortos em incêndios florestais no Chile chega a 64 | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Gabriel Boric anunciou no domingo (4) que o número de mortos nos incêndios florestais no Chile subiu para 64. Ele acrescentou que os números ainda devem aumentar "significativamente" nas próximas horas. Bombeiros, soldados e brigadistas estão mobilizados para combater vários incêndios que assolam o centro e o sul do país.

A maior parte do fogo estava se espalhando na região costeira de Valparaíso, onde vivem quase um milhão de pessoas, e onde ficam a sede do Congresso e um dos principais portos do país.

"Estamos juntos, todos nós, combatendo a emergência. A prioridade é salvar vidas", disse Boric em uma mensagem à nação, acrescentando que havia decidido manter o toque de recolher e reforçar a presença militar nas áreas mais afetadas.

Além de Valparaíso, o fogo estava ativo nas regiões centrais de O'Higgins, Maule e Ñuble e na região sul de La Araucanía.

"Neste momento, infelizmente, posso confirmar o número oficial de 64 mortos", disse Boric.

"Sabemos que esse número vai aumentar, vai aumentar significativamente. Estamos enfrentando uma tragédia de grande magnitude", afirmou.

As autoridades disseram que a tragédia é a pior desde o forte terremoto de 2010, que deixou 500 mortos. Boric disse que havia decretado um período de luto nacional de dois dias a partir de segunda-feira "porque todo o Chile está sofrendo e chorando nossos mortos".

O incêndio também forçou o fechamento da refinaria Aconcágua, a segunda maior do país, localizada a cerca de 15 quilômetros ao norte da cidade costeira de Viña del Mar, que foi fortemente afetada pelos incêndios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES