Número de mortos provocados pelo Furacão Matthew sobe para 570

O furacão Matthew provocou rajadas de vento de 115 km/h.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 11h40: Número de mortos no Haiti chega a 570.

Atualização: O número de mortos pelo furacão Matthew no Haiti subiu a 478, segundo autoridades locais citadas pela agência Reuters.

Furacão deixa mortos na Flórida

O primeiro grande furacão que ameaça atingir diretamente os Estados Unidos em mais de 10 anos provocou chuvas intensas e ventos fortes na Flórida nesta sexta-feira, depois de matar ao menos 339 pessoas no Haiti em sua marcha destrutiva rumo ao norte através do Caribe.

O furacão Matthew provocou rajadas de vento de 115 km/h e temporais em comunidades litorâneas da Flórida enquanto se movia paralelamente e ao longo do litoral da costa leste do Estado, perto do Cabo Canaveral, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) em um comunicado.

"Estamos nos preparando, e os ventos estão aumentando", disse o prefeito de Daytona Beach, Derrick Henry, à rede CNN no início desta sexta-feira. "Um grande número de nossos moradores deu atenção a nossos alertas, e certamente estamos preocupados com aqueles que não deram".

Cerca de 300 mil residências da Flórida ficaram sem eletricidade, relatou a mídia local. Em West Palm Beach, ruas e casas ficaram no escuro, e a rodovia 95 ficou vazia enquanto a tempestade atravessava a comunidade de 100 mil pessoas. O Matthew está gerando ventos extremamente perigosos de 195 km/h, disse o NHC.

Os ventos do furacão haviam diminuído na noite de quinta-feira e na manhã desta sexta-feira, o que o reduziu para a categoria 3 na escala de cinco graus de intensidade dos furacões, situação na qual pode tanto seguir continente adentro quanto passar ao longo do litoral dos EUA no oceano Atlântico até a noite desta sexta-feira, segundo o NHC, que tem sede em Miami.

Poucas tempestades com ventos tão intensos quanto os do Matthew atingiram a Flórida, e o NHC alertou para "impactos potencialmente desastrosos".

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA disse que a tempestade pode ser a mais forte a golpear o nordeste da Flórida em 118 anos.

Às 6h (horário de Brasília), o Matthew estava cerca de 65 quilômetros ao sudeste do Cabo Canaveral, informou o NHC, seguindo para norte-noroeste a cerca de 20 quilômetros por hora. A previsão é que continue nesse caminho durante o início da sexta-feira. O NHC disse que a tempestade deve enfraquecer gradualmente durante as próximas 48 horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES