EUA:Trump toma posse como presidente em meio à protestos

Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos.

Atualizada às 17: 30

Donald Trump deixa o prédio do Capitólio

Trump segue no Capitólio passando as tropas em revista. Em seguida, ele fará o desfile de posse, até a Casa Branca. Trump, sua mulher, seu vice e a mulher descem as escadas do Capitólio para passar as tropas em revista. Eles estão acompanhados de um representante das Forças Armadas.


Atualizada às 16: 50

Polícia prende mais de 95 pessoas

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, disse que respeita o direito dos manifestantes, mas não vai tolerar "crime e vandalismo", que "são a antítese" do que esperamos celebrar hoje. Peter Newsham, chefe interino da polícia de Washington,  afirmou que a polícia prendeu mais de 95 pessoas, a maioria por jogar objetos ou atos de vandalismo.

Manifestantes colocam fogo em uma barricada improvisada durante protesto contra o presidente Donald Trump.


Atualizada às 16: 15

Polícia e manifestantes se enfrentam após posse

Donald John Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama com discurso nacionalista e crítico à classe política, no mesmo tom que marcou sua campanha eleitoral. Após a cerimônia, polícia e manifestantes se enfrentam em Washington. 

O número de policiais aumenta no protesto em que há confrontos. Bombas de efeito moral são lançadas a todo momento. Os policiais avançam contra os manifestantes. Além do barulho das bombas, também são ouvidos barulhos de disparos no confronto. 

Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos

Ele prestou juramento diante do Capitólio, em Washington, e discursou em seguida. Na presença de quatro de seus antecessores -- um deles republicano -- Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou as decisões e o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. "O povo vai governar esta nação novamente", prometeu.

O presidente enfatizou sua visão de colocar os interesses de seu país como prioridade: "Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações botar seus interesses em 1º lugar. Não procuramos impor nosso modo de vida a ninguém, mas o deixamos brilhar como um exemplo. Nós brilharemos para todos seguirem".

Donald John Trump
Donald John Trump

 

Disse que "o povo vai governar esta nação novamente"

"Juntos, vamos determinar o curso da América e do mundo por muitos, muitos anos que virão"

"Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações botar seus interesses em 1º lugar. (..) Nós brilharemos para todos seguirem"

Prometeu erradicar o terrorismo radical islâmico da face da Terra

Prometeu investimento em infra-estrutura

Prometeu gerar empregos

Disse que nada pode parar a América quando está unida

Disse que os EUA defenderam fronteiras de outros países com seus militares, e não protegeram as suas próprias

Após vencer Hillary Clinton na eleição, apesar de obter menos votos, graças ao sistema de Colégio eleitoral, Trump assume o cargo com uma taxa de popularidade de apenas 40%, a menor de um novo presidente em décadas.



Fonte: Com informações do G1