Obama dança com Michelle em festa da posse; primeira-dama arrasa com vestido vermelho

Presidente democrata assumiu publicamente seu segundo mandato.

Barack Obama dança com Michelle Obama em festa após a cerimônia de posse. | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, participou de um baile inaugural em homenagem ao seu segundo mandato, nesta segunda-feira (21), nos Estados Unidos, no encerramento das festividades da posse.

Ao som da música "Let"s stay together", interpretada por Jennifer Hudson, Obama dançou com a primeira-dama, Michelle Obama. O casal esbanjou charme.

Antes, artistas como Alicie Keys, o grupo mexicano Mana, o cantor Stevie Wonder e o artista country Brad Paisley também se apresentaram na festa, cuja playlist foi escolhida pelo próprio presidente.

De chiffon e com superposições em veludo de Jason Wu, Michelle rompeu a tendência do seu armário nos últimos dias, caracterizado por tons sóbrios e escuros, azuis militares e cinzentos para surpreender com um tom vermelho, uma cor patriota e otimista, presente na bandeira americana, e sinal de mudança e esperança.

"Alguns podem questionar a qualidade do nosso presidente, mas ninguém questiona a qualidade da nossa primeira-dama", disse Barack Obama, brincando, antes de dançar com Michelle.

Durante a cerimônia, Obama discursou em homenagem aos militares americanos e aos seus familiares.

Em uma videoconferência, Obama conversou com soldados americanos no Afeganistão.

Mais cedo, em seu discurso de posse, Obama fez um apelo pela união do país para para vencer obstáculos na economia, na educação e na infraestrutura.

"Agora, mais do que nunca, devemos fazer essas coisas juntos, como uma só nação e um só povo", disse Obama diante de milhares de pessoas nas escadarias do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em um discurso em que apelou aos valores americanos e prometeu "alianças fortes" com os parceiros internacionais.

Obama fez um discurso apartidário e conciliador, em que não citou os nomes do seu Partido Democrata e dos oposicionistas republicanos.

divisão dos dois partidos em relação aos principais temas do governo marcaram o primeiro mandato do democrata.

Obama reiterou o compromisso norte-americano com a liberdade e prometeu, em seu segundo governo, proteger os mais vulneráveis.

Ele disse que, se o país quiser triunfar, ele terá de fortalecer a classe média, e não uma "elite de poucos".

"A prosperidade da América deve repousar sobre os ombros largos da classe média", disse.

O democrata afirmou que esta geração de americanos foi testada por uma década dura, de guerras e crise econômica, que estão acabando, mas tem todas as características que o mundo moderno precisa para seguir adiante e explorar as "possibilidades ilimitadas" do país.

Obama também citou a questão ambiental, afirmando que cabe aos EUA um papel central na preservação do planeta.

"Responderemos à ameaça da mudança climática, conscientes de que, se não o fizermos, estaremos traindo a nossos filhos e às futuras gerações", disse.

Obama também citou a questão dos direitos dos homossexuais. "Nossa jornada não vai estar completa até nossos irmãos e irmãs gays serem tratados como qualquer um sob a lei -pois, se somos todos realmente criados iguais, então certamente o amor que temos uns pelos outros deve também ser igual", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES