Obama defende mesquita próxima ao Marco Zero

Obama ainda disse que “a liberdade religiosa deve ser inquebrantável”.

Obama durante discurso na Casa Branca. | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta sexta-feira (13) o direito de se instalar uma mesquita próxima ao Marco Zero, o local dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas de Nova York, e lembrou o compromisso dos Estados Unidos com a liberdade religiosa.

"Como cidadão e como presidente, acredito que os muçulmanos têm o direito de praticar sua religião como qualquer outro neste país", disse Obama na Casa Branca, onde foi anfitrião de um jantar do Ramadã.

"Isto inclui o direito de se construir um local de oração e um centro comunitário em um terreno privado de Manhattan, de acordo com as leis e as normas locais".

"Estamos nos Estados Unidos e nosso compromisso a favor da liberdade religiosa deve ser inquebrantável. O princípio de que pessoas de todos os credos são bem-vindas a este país e não serão tratadas de forma diferente pelo governo é essencial para o que somos", disse Obama após citar a primeira emenda da Constituição, que garante a liberdade de culto.

As declarações do presidente ocorrem no momento em que as associações de muculmanos nos Estados Unidos manifestam sua preocupação com o "clima islamofóbico exacerbado" no país com a aproximação do 11 de setembro, que coincide este ano com o fim do mês do Ramadã.

Obama recebeu hoje na Casa Branca vários muçulmanos para o "iftar", a refeição que quebra o jejum diário do Ramadã, mantendo a tradição criada por seu antecessor, o presidente George W. Bush (2001-2009).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES