Obama recebe Benjamin um dia após propor ideias e ser rejeitado

Trata-se do primeiro encontro bilateral entre os dois líderes em um ano. Para Netanyahu, proposta de Obama é “impraticável”

Avalie a matéria:
Barack Obama | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá nesta sexta-feira (20) o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, um dia após propor - e ter sua ideia rejeitada - um Estado palestino com base nas fronteiras de 1967.

Trata-se do primeiro encontro bilateral entre os dois líderes em um ano, e a terceira visita de Netanyahu à Casa Branca desde que Obama chegou ao poder.

Nesta ocasião, a reunião será realizada em uma semana em que o líder americano se encontra totalmente dedicado à política para o Oriente Médio, à luz dos processos de transição nos países árabes, e procura dar um novo impulso ao processo de paz entre israelenses e palestinos.

Em discurso no Departamento de Estado na quinta-feira, Obama considerou que o Estado palestino deverá ter como base as fronteiras de 1967, antes da Guerra dos Seis Dias, na qual Israel ficou com o controle da Península do Sinai, Gaza, Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Colinas de Golã.

"Impraticável"

Antes de seguir para Washington, onde participará da conferência anual do Comitê de Assuntos Públicos Americano-Israelense (Aipac, na sigla em inglês) e discursará no Congresso americano, Netanyahu assegurou que a proposta de Obama é "impraticável".

Em seu discurso, Obama também advertiu os palestinos de que a planejada votação a favor de um Estado palestino na ONU em setembro será só "simbólica" e não servirá para estabelecer o país independente almejado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES