Obama recebe dalai lama na Casa Branca e pede diálogo com a China

A reunião de hoje entre ambos, a terceira desde que Obama chegou à Casa Branca em janeiro de 2009, causou mal-estar ao governo da China

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou nesta sexta-feira ao dalai lama seu apoio à "via intermediária" como solução para o Tibete, ao mesmo tempo em que encorajou um "diálogo direto" com a China para resolver suas diferenças.

Durante seu encontro a portas fechadas no Salão de Mapas da Casa Branca, Obama reiterou ao líder religioso que os Estados Unidos "não apoiam a independência do Tibete".

Por sua parte, o dalai lama declarou que não busca a "independência" do Tibete e que confia que o diálogo entre seus representantes e o governo chinês "será retomado", segundo detalhou em comunicado a Casa Branca, que distribuiu também uma foto do encontro.

A reunião de hoje entre ambos, a terceira desde que Obama chegou à Casa Branca em janeiro de 2009, causou mal-estar ao governo da China, que pediu seu cancelamento.

Obama e o dalai lama "concordaram na importância de uma relação positiva e construtiva entre Estados Unidos e China", declarou a Casa Branca.

Além disso, o presidente americano "reiterou seu firme apoio à preservação das tradições religiosas, culturais e linguísticas únicas do Tibete", assim como à "proteção dos direitos humanos dos tibetanos" na China.

A Casa Branca acrescentou que Obama elogiou "o compromisso" do dalai lama "com a paz e a não violência".

O Ministério das Relações Exteriores chinês anunciou hoje que apresentou um protesto formal contra a reunião, que considera prejudicial para os interesses de Washington.

"Qualquer país que prejudique os interesses da China verá no final prejudicados seus próprios interesses", advertiu em entrevista coletiva a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, que horas antes tinha pedido a Washington que cancelasse o encontro.

A China assegura que o Tibete é há séculos parte inseparável de seu território, enquanto os tibetanos argumentam que a região foi durante muito tempo virtualmente independente até que foi ocupada pelas tropas comunistas em 1951.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES