Obama tem nova chance em debate desta terça

No primeiro debate, o republicano Mitt Romney saiu vitorioso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma plateia de eleitores indecisos, selecionados pelo instituto Gallup, fará perguntas de temas domésticos e internacionais nesta terça-feira, às 21h (22h no Brasil), ao presidente americano, Barack Obama, e a seu oponente, o republicano Mitt Romney, no segundo debate da campanha presidencial.

Ao contrário das vésperas do primeiro debate, quando Obama se dedicou a eventos de campanha e até teve tempo para visitar a represa Hoover, o presidente passou o fim de semana se preparando --com pausa de apenas uma hora para visitar e levar pizzas a voluntários de seu comitê.

O novo empenho é reflexo da performance, no primeiro debate, do presidente, chamada de apagada e desastrosa até por personalidades democratas.

Pesquisas após o embate revelam que Obama perdeu pontos que foram parar nas mãos de Romney, que até então fazia uma campanha errática e com diversas gafes.

Para os republicanos, o ânimo voltou com força, o que se traduz em mais doações e voluntários, a apenas três semanas da eleição de 6 de novembro.

O formato do debate de hoje à noite na Universidade Hofstra, em Hempstead, a 40 km de Nova York, é bem diferente do primeiro.

É chamado de "town hall meeting", em referência às assembleias comunitárias onde as decisões eram tomadas em votação nas colônias americanas, antes da independência.

Os presidenciáveis ficam em pé, dirigindo-se ao público, sentado em uma arena semicircular. A plateia faz perguntas aos dois candidatos.

Outra diferença é a mediação. Desta vez, a mediadora é Candy Crowley, apresentadora da CNN que comanda um programa dominical de debates políticos.

Ela já adiantou que pretende insistir em suas perguntas quando considerar as respostas evasivas.

No primeiro debate, o mediador Jim Lehrer foi quase tão criticado quanto Obama, por permitir que os candidatos falassem mais que o tempo previsto.

Assessores de Obama têm dito que o presidente é muito competitivo e que usará o debate para apontar inconsistências em Romney.

O republicano, que, segundo pesquisas, ainda perde para Obama entre o eleitorado feminino e no quesito simpatia, precisará moderar a agressividade, destacada no primeiro evento, e mostrar-se mais humano e caloroso, como conseguiu fazer no último.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES