Obama visitará três estados em busca do voto dos jovens

Barack Obama, iniciará na próxima semana uma viagem por três estados-chave

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciará na próxima semana uma viagem por três estados-chave para sua reeleição e na qual, em busca do voto dos jovens, pressionará o Congresso para que impeça um aumento das taxas de juros nos empréstimos voltados a estudantes.

Durante sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, insistiu que a viagem não tem caráter político e que Obama falará da "incrível realidade de que em 1º de julho as taxas de juros para empréstimos estudantis duplicarão" se não foram tomadas medidas.

Se o Congresso não estender a redução das taxas de juros nos empréstimos concedidos a pouco mais de sete milhões de estudantes universitários, estas chegarão a 6,8% a partir de 1º de julho.

A Casa Branca calcula que um aumento nas taxas de juros para os empréstimos universitários elevará em média US$ 1 mil a dívida dos estudantes a cada ano.

Só que, segundo o CBO (Escritório de Orçamento do Congresso, na sigla em inglês), uma prorrogação das taxas de juros a 3,4% nos denominados empréstimos "Stafford" representará um custo ao fisco de aproximadamente US$ 6 bilhões anuais.

Não é uma ideia que agrade à maioria dos republicanos, que insistem em medidas de austeridade fiscal.

Assim como aconteceu em 2008, a mobilização e o apoio dos eleitores jovens serão um fator importante para os esforços de Obama no pleito de 6 de novembro.

Segundo o Centro de Pesquisa Pew, nas eleições de 2004, 2006 e 2008, o voto dos jovens favoreceu principalmente o Partido Democrata, e em cada um desses ciclos eleitorais foi o bloco eleitoral mais "entusiasmado" dos democratas.

Em 2008, 66% dos eleitores menores de 30 anos apoiaram Obama, com o que a disparidade entre este bloco eleitoral e outros grupos demográficos foi a maior jamais registrada em eleições presidenciais desde que se começou a documentar as tendências nas urnas, em 1972.

Em 2012, calcula-se que os jovens entre 18 e 29 anos de idade - a chamada "geração do milênio" - voltarão a respaldar Obama, embora possivelmente em uma menor percentagem.

Durante sua viagem, entre terça e quarta-feira, Obama discursará em universidades da Carolina do Norte, do Colorado e de Iowa e, como parte dos esforços de mobilização dos jovens, a Casa Branca prevê lançar uma campanha de propaganda através de Facebook, Twitter e Google+.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES