Onda de calor na Europa: entenda a crise que já matou mais de mil pessoas - Como surge uma onda de calor?

Climatologistas alertam que o calor e o frio extremos serão sentidos cada vez mais frequentemente em todo o planeta. - Como surge uma onda de calor?

Slide 3 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como surge uma onda de calor?

Marcelo Seluchi, doutor em meteorologia e coordenador-geral de operações e modelagem do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), explica que a causa dessas temperaturas extremas registradas na Europa é uma área de alta pressão atmosférica (situação de bloqueio) muito intensa e que está estagnada há vários dias.

"Não é toda alta pressão que causa isso. Chama-se bloqueio justamente porque fica totalmente bloqueada e não sai dali. Quando isso ocorre numa época de verão, causa onda de calor", completa Seluchi.

Com isso, o ar fica estável e a umidade baixa, diminuindo as chances de chuva. No verão europeu, os dias são mais longos e as noites mais curtas, o que facilita o aumento de temperatura.

"O solo aquece facilmente porque está muito seco e, com as poucas horas no período da noite, ele esfria menos. Com isso, cada dia que passa a temperatura vai aumentando mais um pouco", diz Seluchi.

Além disso, o sistema de alta pressão está carregando os ventos do Norte da África, do Deserto do Saara, para a Europa e, por isso, o ar se torna cada vez mais quente e seco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES