ONU aprova resolução que abre caminho para reconhecimento da Palestina

Texto também concede mais “direitos e privilégios” à Palestina, e foi aprovado por 143 votos a favor, nove contra e 25 abstenções.

Avalie a matéria:
conselho da ONU | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira (10) uma resolução que facilita a adesão da Palestina como membro das Nações Unidas e concede novos direitos e privilégios aos palestinos.

O texto solicita ao Conselho de Segurança da ONU que aprove a entrada da Palestina como o 194º membro das Nações Unidas.

A resolução foi aprovada com 143 votos a favor, 9 contra e 25 abstenções. O Brasil votou a favor da resolução, enquanto Argentina, Israel, Estados Unidos, República Tcheca, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau e Papua-Nova Guiné foram contra a medida.

Caso o Conselho de Segurança concorde com o pedido, a Palestina entraria na ONU como um "Estado observador", sem direito a voto.

Ainda assim, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse que a medida é um grande passo para o reconhecimento da Palestina como um membro pleno da ONU. Já Israel criticou a aprovação, que chamou de um "prêmio para o Hamas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES