ONU aprova resolução que pede cessar-fogo imediato entre Israel e Hamas

A resolução que trata do conflito entre Israel e Hamas tem caráter recomendatório, diferentemente do Conselho de Segurança

ONU aprova resolução que pede cessar-fogo imediato entre Israel e Hamas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta sexta-feira (27), uma resolução que pede o cessar-fogo imediato do conflito entre Israel e o Hamas. A medida é de caráter recomendatório e, por essa razão, os envolvidos no conflito não são obrigados a acatá-la.

O Brasil votou a favor da medida. A votação terminou com o seguinte placar: 120 a favor, 14 contra e 45 abstenções. 

O texto é de autoria da Jordânia e contou com o apoio de mais de 40 países, entre eles Egito, Omã e Emirados Árabes Unidos. Além de pedir um cessar fogo “imediato, duradouro e firme”, a resolução defende a garantia de ajuda humanitária.

A resolução ainda apela pela “libertação imediata e incondicional” de todos os civis mantidos em cativeiro. A minuta apresentada pelos países árabes, porém, não tinha tinha uma condenação direta à ação do Hamas em 7 de outubro. Uma emenda apresentada pela delegação do Canadá propunha a medida, mas não passou.

Enquanto as delegações votavam a resolução, as Forças Armadas de Israel intensificaram os ataques contra Gaza. O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, informou que o país vai “expandir” as operações na região nas próximas horas.

O conflito entre Israel e Hamas escalou desde o último dia 7, quando o grupo extremista promoveu um ataque surpresa a Israel. Desde então, o governo israelense tem promovido ataques aéreos, além de incursões terrestres localizadas, contra o território palestino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES