ONU diz que Haiti vive catástrofe histórica

Pelo menos 50 mil morreram e 250 mil ficaram feridas no terremoto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O terremoto que devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe, e outras cidades do país é "uma catástrofe histórica" e "a pior situação que que ONU teve de enfrentar", disse hoje uma fonte da organização.

Elizabeth Byrs, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), disse à agência Efe que "nunca a ONU teve que enfrentar circunstâncias similares".

"Estamos em um país decapitado, sem estruturas políticas ou governamentais nas quais possamos nos apoiar" para levar adiante os trabalhos de ajuda e resgate, acrescentou.

A porta-voz assegurou que nem mesmo o tsunami que atingiu a ilha indonésia de Sumatra e outros países do Sudeste Asiático em dezembro de 2004, deixando mais de 300.000 mortos, provocou tanto caos.

"Até em Banda Aceh - a região da Indonésia mais atingida pelo tsunami - havia certas estruturas governamentais ou oficiais nas quais podíamos nos apoiar", ressaltou a representante do OCHA.

Segundo os números apresentados pelo ministro da Saúde haitiano, Alex Larsen, pelo menos 50 mil morreram e 250 mil ficaram feridas no terremoto.

A Defesa Civil do país acrescentou que de 750 mil a um milhão de haitianos ficaram sem casa.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia falado de "centenas de milhares" de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Minustah morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.

Diferente dos dados do Exército, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, aumentou hoje o número de mortos para 17 - considerando as mortes de Luiz Carlos da Costa, funcionário da ONU, e de outro brasileiro que não identificou -, segundo informações da "Agência Brasil". EFE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES