Otan anuncia maior exercício militar desde a Guerra Fria com 90 mil soldados

Aliança militar do Ocidente convoca 90 mil soldados de países membros e da Suécia para primeiro exercício militar de 2024.

Otan anuncia maior exercício militar desde a Guerra Fria com 90 mil soldados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) anunciou nesta quinta-feira (18) que convocará 90 mil soldados de países membros da aliança e da Suécia. Essa convocação representa a maior mobilização realizada pela OTAN desde a Guerra Fria.

Os militares serão envolvidos em uma série de exercícios conjuntos que simularão um "ataque russo", conforme informado pelo comandante-geral da OTAN na Europa, o general Christopher Cavoli.

Os exercícios terão início na semana seguinte e se estenderão até meados de maio, de acordo com o comandante. Além disso, contarão com a participação de soldados da Suécia, um país que, embora ainda não faça parte da aliança, formalmente solicitou sua adesão ao grupo.

"A aliança vai demonstrar sua habilidade para reforçar a região do Atlântico e da Europa com um movimento transatlântico de forças", disse Cavoli.

O comandante afirmou que as manobras não têm uma motivação específica e acontecem como parte de exercícios anuais da aliança. Mas disse também que a convocação das manobras deste ano são as maiores desde 1988, quando, em plena Guerra Fria, a aliança mobilizou 125 mil soldados.

Ainda segundo Cavoli, as tropas este ano simularão uma invasão russa a um dos países membros. Em uma das simulações, os militares treinarão um deslocamento rápido para a Polônia, país membro da Otan e vizinha da Ucrânia.

Em outro momento do treinamento, os soldados irão aos países que fazem fronteira com a Rússia, como a Noruega e os países bálticos - Letônia e a Lituânia -, que também integram a Otan.

Segundo a Otan, para o exercício militar serão mobilizados mais de 1.200 veículos de combate:

  • Ao menos 50 navios, de porta-aviões a destróieres;
  • Mais de 80 caças, helicópteros e drones;
  • Pelo menos 1.100 veículos de combate, incluindo 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria.

A convocação recorde da Otan ocorre também no momento em que a Rússia intensificou ataques aéreos a grandes cidades na Ucrânia, em uma tentativa de mostrar força após meses sem conseguir avançar nas linhas de frente de batalha. Atualmente, soldados russos controlam cerca de 20% do território ucraniano, em áreas no leste e no sul do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES