Países voltam a discutir o acordo nuclear

Acordo firmado em maio prevê enriquecer urânio iraniano fora do país

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ministros de Relações Exteriores do Irã, do Brasil e da Turquia devem se reunir neste domingo em Istambul, na Turquia, para falar sobre o acordo firmado em maio sobre o enriquecimento de urânio iraniano no exterior, anunciou neste sábado (25) a chancelaria iraniana.

O ministro iraniano, Manuchehr Mottaki, se reunirá com o brasileiro Celso Amorim e o turco Ahmet Davutoglu para "falar dos temas relacionados com a Declaração de Teerã sobre o intercâmbio de urânio", disse Ramin Mehmanparast, porta-voz da chancelaria, citado pela agência Isna.

O Irã propôs em 17 de maio às potências trocar 1,200 quilos de seu urânio pouco enriquecido por 120 kg de urânio enriquecido a 20%, destinados a seu reator de pesquisas médicas. Brasil e Turquia mediaram o acordo.

O acordo foi ignorado pelas potências internacionais, que decidiram, no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, impor mais sanções ao programa nuclear iraniano. Elas temem que ele tenha como fim a produção de armas, mas Teerã nega.

O Itamaraty confirmou a participação do chanceler Celso Amorim no encontro, mas não antecipou os assuntos que serão tratados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES