Papa Bento 16 pode publicar decreto para antecipar o conclave

O documento papal ou “Motu Proprio” permitiria aos cardeais a antecipação do conclave

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Bento 16 estuda a possibilidade de publicar um "Motu Proprio" para definir alguns pontos da Constituição Apostólica e poder antecipar o conclave, disse nesta quarta-feira (20) o porta-voz vaticano, Federico Lombardi em entrevista coletiva.

O documento papal ou "Motu Proprio" permitiria aos cardeais a antecipação do conclave em que se elegerá o novo papa, após a renúncia de Bento 16.

No sábado (16), o Vaticano disse que o conclave que escolherá o sucessor do papa começará antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma. O conclave terá a participação de cinco cardeais brasileiros com direito a voto e que podem ser eleitos pontífices.

O arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes, terá 78 anos quando começar o processo. Ele será acompanhado do atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, que completou 76 anos em 15 de fevereiro e também é arcebispo de Aparecida.

Os outros três brasileiros no conclave são o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, dom João Braz de Aviz, 65 anos; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, 63 anos; e o arcebispo de Salvador e ex-presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo, que completará 80 anos em outubro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES