Papa Francisco cancela participação em Via Sacra poucos minutos antes da cerimônia

O Pontífice irá acompanhar a cerimônia da Sexta-feira Santa da Casa Santa Marta.

Papa Francisco no Coliseu | Arquivo (Vatican Media)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco não vai participar da procissão da Sexta-Feira Santa no Coliseu de Roma devido à necessidade de preservar sua saúde antes dos demais compromissos da Semana Santa. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta sexta-feira (29).

O QUE ACONTECEU: Poucos minutos antes do ato religioso, a Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou que o Pontífice irá acompanhar a cerimônia da Sexta-feira Santa da Casa Santa Marta. 

"Para manter a saúde em vista da Vigília de amanhã e da Santa Missa do Domingo de Páscoa, esta noite o papa Francisco seguirá a Via Sacra no Coliseu da Casa Santa Marta", diz a nota.

AUSÊNCIA INESPERADA: Todos os preparativos estavam concluídos: o esquema de segurança ao longo do trajeto desde o Vaticano, os arranjos para receber o Papa, a expectativa do público e a presença maciça das forças policiais no local. No entanto, a cadeira vazia, que normalmente seria ocupada por Francisco para presidir a Via Crucis, permaneceu desocupada 

Ele planeja participar de uma vigília pascal no sábado à noite e de uma Missa de Páscoa seguida da mensagem "Urbi et Orbi" no domingo de manhã.

Papa Francisco (Foto: Vaticano Media)

PROBLEMAS DE SAÚDE: O Pontífice argentino, de 87 anos, tem enfrentado vários problemas de saúde, incluindo dificuldades de mobilidade devido a um problema no joelho e episódios recorrentes de bronquite e gripe.

A Via Sacra é uma procissão que recria os eventos da Paixão de Cristo, com os fiéis percorrendo o Coliseu de Roma, fazendo paradas para orações e reflexões ao redor da antiga arena romana. Na Quinta-Feira Santa, o Papa realizou o tradicional rito de lavar os pés, desta vez lavando os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma.

A Semana Santa termina no domingo com a celebração da Páscoa, o evento mais importante no calendário da Igreja Católica, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco não participa da procissão; em 2023, ele também esteve ausente devido a uma internação hospitalar por bronquite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES