Papa Francisco permite mulheres no rito quaresmal do lava-pés

Papa rompe tradição e incluí mulheres no rito quaresmal do lava-pés

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Francisco rompeu com uma tradição de séculos que proibia a participação de mulheres no ritual de lava-pés durante a Quaresma, irritando conservadores e agradando ativistas dos direitos das mulheres.

Até agora, apenas homens ou meninos eram formalmente autorizados a participar do ritual, no qual um sacerdote lava e beija os pés de 12 pessoas em homenagem ao gesto humilde de Jesus para com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

Mas em uma carta para o departamento do Vaticano que regula os ritos de adoração, Francisco disse que o grupo deve ser composto por "todos os membros do povo de Deus", incluindo mulheres.

O ritual acontece em paróquias católicas em todo o mundo na Quinta-feira Santa, quatro dias antes da Páscoa. No entanto, algumas paróquias da Igreja, que conta com 1,2 bilhão de fiéis, já incluíam mulheres e meninas, mas nos países em desenvolvimento a maioria ainda está presa às regras da Santa Sé.

O papa tem incluído mulheres ao presidir o ritual de lavagem de pés, dando continuidade a uma prática que começou quando era arcebispo em Buenos Aires. O pontífice realizou o ritual em uma casa para idosos e incluiu até mesmo muçulmanos quando a prática era em prisões italianas, uma ofensa aos tradicionalistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES