Papa terá encontro com cardeais para discutir pedofilia

Direção da Igreja Católica já foi acusada de fazer vista grossa diante de denúncias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Bento 16, líder máximo da Igreja Católica, vai se reunir com o conjunto de cardeais para debater os casos de pedofilia envolvendo padres, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira (8).

De acordo com a direção da igreja - que não deu mais detalhes sobre o conteúdo da reunião -, o encontro acontecerá no dia 19 de novembro.

A Igreja Católica enfrentou em 2010 uma enxurrada de denúncias de pedofilia e abuso sexual envolvendo padres em diversos países do mundo, incluindo Irlanda, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, França e Dinamarca.

A direção católica, frequentemente acusada de fazer vista grossa às denúncias, admitiu nos últimos meses que foi "pouco vigilante" em relação à conduta de alguns de seus sacerdotes.

O próprio papa, que em mais de uma ocasião foi atacado pela suposta conivência com os pedófilos, chegou a dizer que a igreja passaria a ser mais criteriosa na formação de seus religiosos.

Espanha rebate crítica do papa

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou em comunicado nesta segunda-feira que seu país é um "Estado aconfessional (que não professa uma religião oficial) que garante as liberdades individuais", depois que Bento 16 denunciou, em sua visita neste fim de semana, o suposto "anticlericalismo agressivo" dos espanhóis.

- O chefe do Executivo comentou com o Papa a relação fluída do Estado espanhol com o Vaticano, fruto do que expressa a Constituição espanhola como Estado aconfessional que reconhece o peso da Igreja católica na Espanha, mas que garante a liberdade de todos.

No último sábado (6), o papa denunciou, no início de uma visita de dois dias à Espanha, o retorno do agressivo movimento anticlerical que o país viveu nos anos 1930 e pediu pelo "encontro entre a fé o laicismo na Europa".

- A Espanha viu nos anos 30 (durante a 2ª República, antes da Guerra Civil) o nascimento de um anticlericalismo e de um movimento de secularização e incremento do laicismo forte e agressivo. Esse movimento e o enfrentamento entre a fé e a modernidade volta a ocorrer hoje e é muito forte.

O chefe da Igreja disse ter constatado esse problema em suas viagens à República Tcheca, à França e ao Reino Unido, apesar de estar "muito acentuado na Espanha". Por isso pediu um "encontro entre a fé e o laicismo e não um confronto na Europa".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES