Paquistão investigará presença de Bin Laden no país

O primeiro-ministro negou que exista uma “divisão” entre as instituições

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, anunciou nesta segunda-feira que investigará a presença de Bin Laden no Paquistão depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter dito que o líder da Al Qaeda contou com auxílio no país asiático.

"Estamos decididos a chegar ao fundo de como, quando e porquê da presença de Osama bin Laden em Abbottabad (cidade onde estava escondido e foi morto por tropas americanas). Ordenamos uma investigação", afirmou Gillani em discurso em inglês no Parlamento paquistanês.

O primeiro-ministro esclareceu que a investigação será encabeçada pelo tenente-general Javed Iqbal e, apesar do anúncio, insistiu que "as acusações de cumplicidade ou incompetência" a seu país em relação com o caso são "absurdas".

Gillani criticou "os riscos inerentes ao unilateralismo" dos EUA, que realizaram o ataque sem a autorização prévia do Paquistão, mas acabou reconhecendo a "grande importância" das relações com os EUA e informou sobre a visita "em um futuro próximo" da secretária de Estado, Hillary Clinton.

O primeiro-ministro negou que exista uma "divisão" entre as instituições paquistanesas, em referência às autoridades civis e ao exército, considerada a instituição mais forte do Paquistão. Ele ainda defendeu o trabalho antiterrorista de seu país, em particular o dos serviços secretos (ISI), no auge das críticas internacionais por não ter detectado ou permitido a presença de Bin Laden no Paquistão.

Embora tenha admitido "erros de decisão" no trabalho dos serviços de inteligência, o primeiro-ministro fez uma mensagem de unidade e evitou criticar o ISI e o exército, que guardam uma complexa relação com o poder civil desde a criação do país, em 1947.

Gillani afirmou que um comunicado emitido pelos militares há três dias que condenava a ação dos EUA em Abbottabad contou "com a autorização do governo", em uma tentativa de acabar com o ceticismo de alguns setores sobre a margem de manobra do Poder Executivo frente ao Exército.

"Estamos todos unidos e totalmente comprometidos a não poupar sacrifícios para defender nossa dignidade e honra nacional", afirmou.

O líder lembrou que o Paquistão não é "o local de nascimento da Al Qaeda", e justificou seu argumento ao se referir aos "voluntários árabes" que na década de 90 se uniram e desenvolveram a organização terrorista.

O chefe do governo paquistanês fez contínuas alusões à guerra antissoviética do Afeganistão nos anos 80, na qual os EUA concederam fundos e provisões aos "mujahedins" através do Paquistão.

"Nós não convidamos Osama bin Laden a vir ao Paquistão, nem sequer ao Afeganistão", ressaltou Gillani.

Apesar disso, o premiê paquistanês reconheceu que o chefe da Al Qaeda era "o inimigo número um do mundo civilizado", e o responsável pela morte de muitos de seus cidadãos.

"Fez-se justiça, sem dúvida - comentou, parafraseando o Barack Obama -. No entanto, não somos tão ingênuos para cantar vitória".

Durante o discurso, perante um Parlamento ocupado pela metade e que lhe concedeu aplausos discretos, Gillani lembrou que "o mito e o legado" do chefe da Al Qaeda ainda precisa ser "demolido".

Quem também deu hoje sua opinião sobre a morte de Bin Laden foi o líder da principal força da oposição, o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, que advertiu que o episódio demonstra que o Paquistão está vendo como perder sua soberania.

Esta é precisamente a mensagem mais repetida pelos militares paquistaneses: há três dias, o exército alertou os EUA para não promoverem uma operação similar, mas posteriormente os americanos atacaram áreas tribais paquistanesas com um avião não-tripulado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES