Parque onde vírus mortal pode ter sido contraído por 10 mil continua aberto

Segundo fontes oficiais, o patógeno é difícil de contrair e se propagar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar das duas mortes ocorridas nas últimas semanas e do alerta das autoridades sanitárias americanas de que 10 mil pessoas podem ter contraído o hantavírus no parque Yosemite, na Califórnia, o local permanece aberto aos turistas. Segundo fontes oficiais, o patógeno é difícil de contrair e se propagar e, por isso, não há motivos para o fechamento.

Pelo menos seis pessoas --das quais duas morreram-- foram afetadas pela síndrome do hantavírus pulmonar (HPS), uma doença rara, mas grave, disseminada pelo rato-veadeiro (Peromyscus maniculatus), roedor que habita a cordilheira de Serra Nevada, onde fica o Parque Nacional Yosemite.

"O hantavírus é contraído ao se respirar partículas de fezes e urina do roedor", explicou a porta-voz do parque, Kari Cobb. "É uma doença extremamente rara e contraí-la é incomum", disse.

"Enquanto os indivíduos estiverem em uma área com boa ventilação e se assegurarem de não terem visto sinais de roedores, devem estar bem", acrescentou. "Não é preciso fechar o parque, não é preciso usar máscara para visitar a área", prosseguiu.

Cobbs afirmou que, embora tenha havido alguns cancelamentos, durante o fim de semana prolongado do Dia do Trabalho, nesta segunda-feira no país, o parque teve o mesmo número de visitantes do que no mesmo período do ano passado, embora não tenha divulgado números específicos. Em média, Yosemite recebe 7.500 turistas.

O parque, por sua vez, notificou cerca de 3.000 pessoas de todo o mundo que ficaram alojadas nas barracas denominadas "Signature Tent Cabins", na área da Curry Village --onde o vírus foi detectado-- entre 10 de junho e 24 de agosto, que corriam o risco de desenvolver a doença nas próximas seis semanas.

"Tivemos muitos visitantes internacionais e cada um deles foi notificado sobre a descoberta do hantavírus", disse Cobbs, acrescentando que as 91 barracas foram fechadas.

A doença tem taxa de letalidade de 36%, segundo informações divulgadas na quinta-feira pelo CDC.

"O hantavírus evolui rapidamente para dificuldades respiratórias que demandam oxigênio e/ou entubação. Não há um tratamento específico, mas se diagnosticado a tempo e se forem administrados os cuidados paliativos, as chances de sobrevivência aumentam", informou a agência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES